Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

PMEs têm boa procura no e-commerce brasileiro

Pesquisa destaca que 50% dos clientes compram igualmente ou mais em pequenas e médias empresas frente às grandes corporações

Redação de Redação
23 de janeiro de 2023
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Digitail vai reunir as principais tendências do varejo digital em São Paulo

O mercado online não para de crescer e isso não é novidade para ninguém. E, nesse mundo digital, as famosas PMEs, as pequenas e médias empresas, são vistas com bons olhos quando comparadas com as grandes empresas.

Quatro em cada 10 pessoas avaliam que os melhores preços são dessas empresas e três em cada 10 delas alegam que os produtos são de melhor qualidade, quando comparam companhias desse porte à grandes e renomadas marcas.

Os números são de pesquisa recente produzida pela Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce, para vender online em diversos canais sem burocracia, que contou com 811 entrevistas online, entre 20 de junho e 18 de julho de 2022, com consumidores que realizaram compras online nos últimos 12 meses.

Além disso, 9 em cada 10 consumidores realizam compras em pequenas e médias empresas, de acordo com pesquisa da Locaweb. Já os modos de compra mais populares no meio online são via websites e lojas virtuais, com 70% das respostas e dentro de aplicativos, com 69%.

Dentre os meios de compra online há uma maior adesão do público 30+ aos websites/lojas virtuais, enquanto o jovem de 18 a 29 anos é mais adepto aos aplicativos e redes sociais.

“O digital chegou para continuar mudando a vida dos consumidores, trazendo agilidade, praticidade e sendo crucial para expandir horizontes de negócios. Nosso trabalho, com a Tray, é cada vez mais ensinar o PME a dedicar tempo em estudar o consumidor, levando a ele produtos e serviços de qualidade, de acordo com cada necessidade e desejo específico dele”, destaca Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray.

E o comportamento do consumidor?

O que motiva o cliente a realizar uma compra de forma online é, principalmente, a praticidade na compra (59%), seguido pela comparação dos preços (54%) e praticidade na entrega (53%). Na busca por um produto, 6 a cada 10 consumidores optam por pesquisar em marketplaces.

Dos consumidores que compram em PMEs, 43% priorizam a compra neste tipo de empresa. E a projeção de compra nos próximos 6 meses é ainda mais positiva. Oito a cada 10 consumidores pretende comprar em PMEs, sendo que 21% pretendem comprar mais nelas do que em grandes empresas. As mulheres são mais tendenciosas às compras em pequenos comércios, já que 54% delas compra igualmente ou mais em PMEs.

É importante ressaltar que os empreendedores precisam combinar este olhar mais atualizado do que há de mais novo e promissor no mercado com as premissas essenciais do e-commerce.

“O cliente está preferindo comprar no ambiente digital, isso é fato. Nossa dica é sempre prezar pelo bom atendimento, com uma gama ampla de ferramentas que o auxiliem nessa jornada. Por fim, não se pode perder de vista a importância de continuar investindo em campanhas de marketing, experiência de compra, qualidade na entrega e na oferta de formas de pagamento, buscando sempre uma sintonia com a opinião dos consumidores para aprimorar o atendimento” pontua Guimarães.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas pede extensão de prazo para apresentar lista de credores

Próxima Postagem

Spotify cortará 6% dos funcionários; presidente fala em “decisão difícil”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Spotify cortará 6% dos funcionários; presidente fala em "decisão difícil"

Spotify cortará 6% dos funcionários; presidente fala em "decisão difícil"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile