Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Após incêndios, confiança do consumidor australiano reduziu

Redação de Redação
23 de janeiro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A devastadora temporada de incêndios florestais na Austrália já reduziu ainda mais a confiança do consumidor, apontando para um fim abrupto do mini-boom no varejo no final do ano passado.

O respeitado Índice de Sentimento do Consumidor do Westpac-Melbourne Institute mergulhou mais fundo no pessimismo, caindo mais 1,8%, para 93,4 em janeiro.

Uma leitura de 100 é o ponto de equilíbrio entre otimismo e pessimismo – quanto menor o número, mais sombria a perspectiva.

O economista-chefe da Westpac, Bill Evans, disse que o resultado não foi surpreendente.

“Desde os baixos da crise financeira global, onde o índice teve uma média de apenas 89 em um período de 15 meses entre março de 2008 e maio de 2009, houve apenas sete leituras mensais em que o índice foi impresso abaixo de 93,4”, disse Evans.

“Em suma, a confiança foi corroída pelos incêndios, mas, como o índice estava começando a partir de um nível tão modesto, era provável que a queda na confiança fosse menor do que alguns esperavam”.

Evans disse que o pessimismo é consistente com os relatórios geralmente sem brilho sobre os gastos dos consumidores.

“O surpreendente salto nas vendas no varejo, relatado para novembro, provavelmente refletiu em grande parte o efeito ‘Black Friday'”.

Vendas no varejo provavelmente cairão novamente

Essa visão é suportada pelos mais recentes dados de vendas sem dinheiro relatados pela NAB.

O banco descobriu que houve uma retração na rotatividade do varejo em dezembro, após um surto muito forte de novembro, impulsionado pela expansão das vendas da Black Friday, antecipando os gastos do Natal.

No entanto, o economista-chefe da NAB, Alan Oster, disse que os varejistas têm questões mais fundamentais para lidar do que os novos padrões sazonais nas compras.

“O desemprego deve diminuir, o crescimento lento dos salários e a dívida elevada do consumidor continuam a diminuir o sentimento do consumidor, apesar dos cortes nas taxas de juros e dos preços mais altos das casas e das ações”, disse Oster.

“A atual temporada de incêndios florestais – em andamento desde setembro – é uma tragédia nacional. O impacto econômico local em áreas afetadas por incêndios florestais foi extremo.

“Embora seja improvável que os incêndios tenham influenciado muito os dados nacionais de varejo em dezembro, pode haver impactos muito mais substanciais na segunda rodada em janeiro e fevereiro”.

Recuperação das famílias

Embora o cenário econômico geral para as famílias da pesquisa Westpac permaneça moderado, houve alguns sinais positivos emergentes relacionados a ganhos sólidos nos mercados imobiliário e de ações.

As famílias também estavam se sentindo marginalmente mais confiantes em relação às oportunidades de emprego.

Evans observou que as medidas “hora de comprar” e “expectativas de preços da habitação” continuam a gerar fortes ganhos e provavelmente apoiarão os preços da habitação, pelo menos no curto prazo.

Com informações do portal ABC News
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cresce a busca por práticas sustentáveis ​​de varejo entre a Geração Z

Próxima Postagem

Fluxo de consumidores em lojas cresce 15,83% em dezembro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Fluxo de consumidores em lojas cresce 15,83% em dezembro

Fluxo de consumidores em lojas cresce 15,83% em dezembro

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile