Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Walmart estaria negociando parte das operações no Brasil

Redação de Redação
23 de janeiro de 2018
no Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos

O Walmart no Brasil estaria em negociação com a Advent International Corp, com atuação em private equity, e com a GP Investments Ltd e a Acon Investments LLC para vender 50% da operação da rede no Brasil. Caso esta venda se concretize, os concorrentes sofrerão com efeitos colaterais. A rede varejista, que é o terceiro maior grupo com atuação no setor, estaria recebendo a assessoria do Goldman Sachs & Co. Walmart, Advent e GP negam a existência de tal negociação.

Essa entrada de investidores no Walmart pode ter dois finais. Depois que a compra estivesse finalizada, os fundos adquiridos poderiam ser repassados para um novo grupo, ainda sem negócios no Brasil. Sendo assim, a transação funcionaria como porta de entrada para que grandes operadores internacionais do varejo on-line se estabeleçam no país, facilitando a estreia.

Marcos Gouvêa de Souza, do Grupo GS, avalia que, entre as empresas que poderiam estar interessadas estariam grandes redes, como Amazon, Alibaba e a JD, que já é parceira da operação de internet do Walmart na China. “Esse interesse na expansão de negócios on-line para o ambiente físico tem se ampliado. A Amazon comprou a rede Whole Food. Já a Alibaba comprou participação na Bailian Group, segunda maior varejista chinês”, explicou.

Souza esclarece que o papel dos fundos seria acelerar o crescimento do Walmart no Brasil, para torna-lo mais atraente para investidores estrangeiros. Para ele, apesar de a companhia ter adotado um programa forte de recuperação, com desembolsos da ordem de R$ 1,5 bilhão, nesse tipo de negócio é preciso se manter sempre competitivo em razão do alto nível de exigência.

“Apesar de ser a terceira em faturamento, a empresa não tem a relevância que gostaria. No processo de recuperação que está colocando em prática, talvez o reposicionamento no negócio global demore mais do que o esperado”, afirma Souza. Caso a operação se confirme, a parceria fará com que o Walmart foque mais em questões operacionais e menos em aspectos financeiros, avalia o especialista.

Os negócios globais da rede Walmart não tem mais o peso que tinha, pois sofre com a concorrência de varejistas de desconto no Reino Unido e com a desaceleração econômica no Brasil. Diante deste quadro, Doug McMillon, atual CEO da rede, em 2016, indicou aos investidores que iria revisar as operações globais. A partir de então, passaram a existir especulações de que o Walmart iria se reestruturar ou sair de mercados pelo mundo. O Brasil era um dos principais países comentados como possíveis locais destas mudanças.

Neste mesmo ano, a rede fechou pelo menos 10% de suas lojas no Brasil e lançou negócios não essenciais em toda a América Latina. Outra ação tomada foi a venda de seu negócio de comércio eletrônico para a chinesa de comércio eletrônico JD.com, além de adquirir uma participação na mesma empresa.

A Walmart estreou no Brasil em 1995. Tornou-se o terceiro maior varejista do país após duas grandes aquisições em 2004 e 2005 e um período de rápida expansão de lojas até 2013. Hoje, existem 471 unidades no Brasil, que obteve receita de quase 30 bilhões de reais (US$ 9,4 bilhões) em 2016.

No entanto, a grande varejista vêm registrando perdas operacionais no Brasil há sete anos consecutivos, depois de uma expansão agressiva que teve como consequência diversos problemas, como operações ineficientes, problemas trabalhistas e preços não competitivos.

A recessão brasileira também colaborou para que as operações do Walmart não melhorarem nos últimos dois anos.

A rede teria começado a buscar investidores há vários meses, mas os concorrentes não teriam demonstrado interesse, razão pela qual a opção foi pela busca de empresas de compras.

Para recuperar parte das perdas, caso haja recuperação econômica e as reestruturações realizadas apresentem resultados, o varejista pretende manter uma participação na unidade brasileira.

Informações retiradas da Reuters e Correio Braziliense

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Amazon inaugura supermercado sem caixas registradoras

Próxima Postagem

NRF 2018 – O Varejo Pós-Canal

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
NRF 2018 – O Varejo Pós-Canal

NRF 2018 – O Varejo Pós-Canal

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.