Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O despertar da força do consumidor

Redação de Redação
22 de dezembro de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

*Por Jéssica Costa

[the_ad id="138406"]

Sempre que falamos em vendas no varejo físico, somos levados ao pensamento de que o consumidor brasileiro é movido por preço e adora uma promoção. Conhecemos bem o calendário do varejo e estamos acostumados a esperar o final do mês para fazermos os melhores negócios, que é justamente quando os vendedores estão correndo para fecharem suas cotas.


Leia também:

[the_ad id="99067"]

=>Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para o NRF Big Show. O participante muito bem acompanhado

=>Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda


No período de Natal, isso mudava um pouco, pois até o ano passado, nós consumidores, sempre que possível antecipávamos nossas compras de Natal ou postergávamos para economizar com as liquidações pós-Natal. Isso sempre foi considerado uma excelente oportunidade de compra.

Este ano, com a situação de crise política e macroeconômica, com juros elevados, aumento do desemprego e da inflação, que afetam fortemente a confiança e o poder de compra do consumidor, essas liquidações de Ano Novo mudaram. Com os estoques cheios (vide infográfico abaixo), o varejo alterou sua rotina e começou a liquidar em pleno dezembro.


Mesmo com esta ação antecipada de promoções, na semana passada, a Confederação Nacional do Comércio divulgou a projeção para o Natal, estimando uma queda no faturamento de 5,2%. A Fecomércio estima uma queda entre 5% e 7%.

Os shoppings e ruas de comércio popular estão cheios e mais uma vez o desafio principal é a conversão do fluxo em vendas. Muita gente circulando e negociando, mas pouca gente com sacolas e estes, com sacolas cada vez menores. É isso que estamos observando nestes últimos dias antes do Natal.

Ou seja, o consumidor está lá pronto para comprar. Pode estar desconfiado, preocupado e com vários sentimentos de incerteza e insegurança, mas está lá. E apesar de todo o cenário econômico, está cheio de poder, afinal as lojas estão e desesperadas pelas vendas

Mas, se o varejo já está liquidando em pleno dezembro e todas as expectativas nos remetem a um janeiro ainda com estoques cheios, o que será da promoção de janeiro?

Naturalmente, ainda teremos os consumidores que aguardarão janeiro chegar para realizar as compras, mas o que mais? O que além das tradicionais promoções? Além do que, promoção demais pode ser um problema, afinal sabemos o quão difícil é voltar o preço e o risco que se corre com o “valor da marca”.

Varejistas, lembrem-se: o consumidor já entendeu seu poder de compra, tem tecnologia na sua mão e não está disposto a comprar mal! Durmam com a pergunta: “O que posso fazer para encantar meu cliente e aumentar a conversão?”. Há oportunidades de vendas e ganhará a corrida quem souber se diferenciar no chão de loja ou na plataforma de venda.

E, apesar de todos os prognósticos ruins, que tenhamos um ótimo Natal, com boas vendas e compras de última hora e que tenhamos um janeiro cheio de boas novidades, nas ruas e nos shoppings!

*Jéssica Costa (jessica.costa@agrconsultores.com.br) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Feliz Ano Novo

Próxima Postagem

O que esperar da NRF 2016

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

O que esperar da NRF 2016

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.