Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Supermercado Guanabara fica sem razão para celebrar seu aniversário

Os clientes que compareceram ao mercado relataram que estão com menos dinheiro para encher a despensa

Redação de Redação
22 de outubro de 2021
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Supermercados Guanabara

A campanha de aniversário dos supermercados Guanabara, considerada uma espécie de Black Friday 100% fluminense, costumava atrair milhares de consumidores, que formavam filas de madrugada à porta das lojas da rede para garantir a compra de produtos com descontos. Após o cancelamento da promoção em 2020, por causa da pandemia de covid-19, a rede reabriu nesta quinta, 20, a temporada de liquidações – só que com corredores vazios.

Houve uma mudança na estratégia de divulgação da campanha, justamente para evitar as tradicionais aglomerações, que costumavam viralizar em vídeos nas redes sociais. No entanto, os clientes que compareceram ao mercado relataram que estão com menos dinheiro para encher a despensa.

“Não tinha muita gente”, disse Ronaldo da Conceição, 45 anos, contador e professor de Matemática, o primeiro da fila de clientes à espera, ontem, da abertura da filial do supermercado no centro de Niterói, região metropolitana do Rio.

Os alimentos comprados pelas famílias brasileiras para consumo em casa chegaram a setembro 14,66% mais caros do que no mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta de preços ocorre num momento em que a taxa de desemprego permanece elevada – 13,7% no trimestre encerrado em julho, último dado divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua, também do IBGE -, com 14,1 milhões de pessoas procurando trabalho. Já a renda média de quem permanece trabalhando diminuiu 8,8% em um ano.

No supermercado Guanabara, o professor Ronaldo lamentou que as promoções e a renda disponível não sejam mais suficientes para encher três carrinhos de compras, como fazia em anos anteriores. “Os preços não estão tão atraentes, e tem a situação atual do País”, justificou Ronaldo da Conceição.

O aposentado Ailton dos Santos, de 67 anos, manteve a programação de gastos com alimentação graças ao trabalho como vendedor de roupas por conta própria, que ajuda a complementar a renda da família. No entanto, ele conta que também teve de moderar as compras no supermercado.

“Já me programei, mas não para a quantidade que eu comprava antigamente, um pouco menos. Devido a essa situação que estamos vivendo, da covid, muitos estão desempregados, aí não têm condição de comprar como antigamente. As coisas aumentaram muito mesmo”, contou Santos.

O primeiro dia de promoções costumava ter aglomeração e disputa entre consumidores por produtos, mas a primeira manhã de 2021 – a mais concorrida da temporada de liquidações, por apresentar os descontos mais agressivos – transcorreu sem que houvesse o esperado pico de demanda.

“Estou surpreso. Cheguei aqui às 6h30, no estacionamento tinha pouca gente. Em outros anos era um alvoroço”, lembrou Roberto Carlos Gonçalves, 54 anos, comerciante, que atribui a redução no movimento às condições financeiras desfavoráveis da população. “Sem dinheiro, está muito difícil para todos nós.”

Em 2019, cerca 450 mil pessoas passaram pelas 26 lojas da rede no primeiro dia da campanha, que dura mais de um mês. Em função da crise sanitária, a supermercados Guanabara adiou a divulgação da campanha publicitária sobre as liquidações. Em vez de peças publicitárias anunciando a data ao longo de uma semana, os consumidores desta vez só souberam de véspera. O horário das lojas também foi antecipado em uma hora, passando de 8h para as 7h, para encurtar a espera dos clientes.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Daniela Amorim; Wilton Júnior e Gabriel Sayão)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Transportadores de combustíveis fazem paralisação em MG, SP, RJ e ES

Próxima Postagem

Corona cria primeiro bar de praia do Brasil feito com ingredientes 100% naturais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Corona cria primeiro bar de praia do Brasil feito com ingredientes 100% naturais

Corona cria primeiro bar de praia do Brasil feito com ingredientes 100% naturais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.