Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home delitos econômicos

Serasa Experian vai lançar agente de IA para PMEs no WhatsApp

Solução analisa o crédito, recomenda a venda a prazo e faz a iniciação do pagamento

Redação de Redação
22 de agosto de 2025
no Economia, Notícias, Serviços, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Tenda Atacado lança opção de compras via WhatsApp

A Serasa Experian vai lançar, em setembro, um agente com Inteligência Artificial (IA) que transforma o WhatsApp em uma ferramenta de vendas para pequenas e médias empresas (PMEs). O empreendedor pode usar a solução para consultar as condições de crédito de seus clientes, receber recomendações personalizadas de parcelamento por meio do Serasa Recomenda e iniciar o processo de pagamento via Pix.

A solução, chamada de Agente Serasa Empresas, foi criada por meio de uma parceria entre a Serasa Experian e a DeLend, fintech especializada em infraestrutura agêntica com IA e Open Finance.

“Nosso maior objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas em sua jornada empresarial. Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos promover mais facilidade, conveniência e inovação para esse público, possibilitando uma jornada fluida e focada em apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, diz o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Como funciona?

Para usar a nova solução da Serasa Experience, os donos de PMEs devem iniciar uma conversa com o agente pelo WhatsApp e indicar seu potencial cliente. A partir daí, ele terá acesso a:

  • Consulta às condições de crédito, incluindo o Score, do cliente que deseja comprar a prazo;
  • Recomendação das condições de venda com IA: limite de crédito recomendado, número ideal de parcelas e risco de inadimplência;
  • Início imediato do pagamento via Pix, com agendamento das parcelas futuras e acompanhamento em tempo real do status da transação via Open Finance.

O que o agente faz?

O agente de IA da Serasa Experian recomenda condições de pagamento mais adequadas para as PMEs. A ideia é reduzir o risco de inadimplência, tornando o processo de venda mais simples, mesmo para quem não tem tempo ou familiaridade com ferramentas complexas.

Outro diferencial é a possibilidade de já iniciar o processo de pagamento. O agente entra em contato com o cliente final para agilizar a aprovação e fechar a venda no próprio WhatsApp.

“O Agente de Crédito Serasa fará todo o trabalho para que uma PME possa vender a prazo e receber em dia”, diz Fernando Steler, cofundador e CEO da Delend. “Além de apoiar com Inteligência Aplicada na tomada de decisão sobre as vendas a prazo, o Agente de IA conversa diretamente com os compradores e emite e registra os meios de pagamentos com iniciação Pix.”

Segundo ele, novas funcionalidades serão oferecidas. “Futuramente vai registrar a duplicata eletrônica, vai atrás do consentimento Open Finance dos clientes compradores e também atuará no controle automatizado dos lembretes e dos recebimentos, chegando até a negativação se for necessário. Fará o papel de um funcionário virtual inteligente e incansável que se replica aos milhões, apoia a análise de risco partir de dados e só volta com o trabalho concluído.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

E-commerce brasileiro movimenta R$ 100,5 bilhões no 1º semestre

Próxima Postagem

MP-SP pede prisão para dono da Ultrafarma por não pagar fiança de R$ 25 milhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

MP-SP pede prisão para dono da Ultrafarma por não pagar fiança de R$ 25 milhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile