Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Claro se une a streamings em tentativa de guinada no mercado de TV por assinatura

Além de Globoplay, Netflix e Max, a empresa anunciou nesta quinta-feira, 22, a inclusão da Apple TV ao portfólio

Redação de Redação
22 de agosto de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Claro se une a streamings em tentativa de guinada no mercado de TV por assinatura

A Claro está buscando consolidar um novo modelo de negócios para o segmento de TV por assinatura. O objetivo é estancar a perda de clientes e até mesmo voltar a crescer nesse mercado, que parecia fadado ao declínio.

A Claro anunciou nesta quinta-feira, 22, a inclusão da Apple TV+ no pacote que já reunia em uma só plataforma Globoplay, Netflix e Max. Agora, o super combo oferece um total de quatro serviços de streaming de vídeo, mais os 120 canais de televisão abertos e fechados.

A oferta pode ser contratada pelo aplicativo de vídeo da operadora (chamado Claro TV+) ou na caixinha que funciona via internet sem fio (Claro Box).

A oferta será comercializada por R$ 119,90 se vendida solo, ou R$ 109,90 se combinada com algum plano de banda larga ou internet móvel. Há um apelo de preço. Caso o consumidor contratasse os streamings separadamente, pagaria R$ 127 por tudo, sem levar os canais.

“O mercado de TV vem se transformando nos últimos anos. Já não falamos mais em ‘TV por assinatura’, mas sim em distribuição de conteúdo de vídeo. Por isso, estamos nos posicionando como um ‘hub’ de conteúdos. Se o cliente quiser ver os canais lineares, nós temos. Se ele quiser ver os streamings, temos também”, disse Ricardo Falcão, diretor da Claro TV+, em entrevista. “Para isso, a nossa estratégia é focada em firmar parcerias.”

Essa guinada começou há cerca de um ano, com a inclusão da Globoplay no pacote. Nos meses seguintes foram agregados Netflix, Max e agora Apple TV+. Até o fim do ano, ao menos mais uma parceria deve ser fechada, estimou Falcão. “Buscaremos ter todos os conteúdos relevantes”, afirmou.

Neste novo modelo de negócios, a Claro não dá só o acesso aos aplicativos dos parceiros, mas reúne todo o conteúdo em uma só plataforma. Ou seja, permite navegar pelo catálogo de canais, séries e filmes sem ter que pular de aplicativo em aplicativo. Essa plataforma vem sendo desenvolvida pela operadora há quase três anos e conta também com algoritmo que recomenda conteúdo de acordo com as últimas visualizações do assinante, tal qual acontece na Netflix e companhia.

Outros streamings, como Prime, Disney, Paramount e Star+, por exemplo, também podem ser contratados “a la carte” pelos assinantes da Claro, mas com conteúdo pago separadamente, e sem o acesso integrado à plataforma universal. Eles são os próximos potenciais parceiros do super combo, segundo Falcão.

Voltar a crescer

A Claro é a maior empresa da TV por assinatura no País, com 5 milhões de assinantes, o equivalente a 48% do mercado. Nos últimos 12 meses, houve perda de 700 mil clientes, um recuo de 12%, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por sua vez, as operações da Claro TV+ e do Claro Box estão se movimentando no caminho inverso. Elas beiram 1 milhão de assinantes (20% da base total da companhia), dobrando de tamanho desde que as parcerias com streamings começaram a ser firmadas do ano passado para cá.

Segundo Falcão, este redesenho tem sido fundamental para contrabalancear a perda de clientes da TV tradicional e já começa a apontar para uma retomada do crescimento do negócio como um todo, ressalta Falcão. “Acreditamos que a partir de 2025 voltaremos a crescer a base total”, estima.

Esta guinada representa não só ganho de receita, como também de um saldo positivo no final das contas. O principal custo é com o repasse de verbas para os fornecedores de conteúdo. Outro dispêndio relevante está na aquisição de equipamentos (as caixinhas da Claro Box são instaladas pelos próprios consumidores, sem necessidade de visita de um técnico). Deduzidas essas despesas, a operação fica no azul até aí. Por sua vez, a maior parte do investimento na criação da plataforma única já foi feito e tende a se diluir à medida que o negócio ganha escala.

O diretor da tele diz que esta estratégia é positiva também para as empresas de streaming, com possibilidade de ganho de assinantes e redução dos desligamentos (churn, no jargão). Neste setor, é bem comum os clientes migrarem de um serviço para outro de acordo com o interesse na série da moda, diz Falcão. Na média, os consumidores assinam só dois streamings.

“Esse é um bom caminho não só para TV paga, mas para streamings. O saldo para nós é positivo, com crescimento de receita e rentabilidade. O mercado vinha em decadência, perdendo receita. E era uma perda pulverizada, porque os clientes aderiam a vários streamings, com alternância”, observa. “Estamos unindo forças em uma relação de ‘ganha-ganha'”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

KaBuM! expande presença no Discord e cria ecossistema da marca na plataforma

Próxima Postagem

Clique Retire lança lockers ecológicos para cortar emissões de CO2 pela metade

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Clique Retire lança lockers ecológicos para cortar emissões de CO2 pela metade

Clique Retire lança lockers ecológicos para cortar emissões de CO2 pela metade

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.