Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Machine Customers podem ser a oportunidade da década

Segundo o Gartner, os ‘consumidores não humanos’ podem ser mais significativos nos próximos anos do que a chegada do e-commerce

Redação de Redação
22 de março de 2023
no Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Machine Customers podem ser a oportunidade da década
[the_ad id="169690"]

Os ‘Machine Customers’ representam uma das maiores novas oportunidades de crescimento da década. Esse é um dos temas do novo livro do Gartner, ‘When Machines Become Customers’, que aborda como os líderes empresariais devem agir agora para trilhar o caminho de implementação dessa megatendência de negócios que será mais significativa nos próximos anos do que a chegada do comércio digital.

[the_ad id="138406"]

Segundo definição do Gartner, um ’Machine Customers’ é um ator econômico, não-humano, que obtém bens e/ou serviços em troca de pagamento: um ‘consumidor não humano’.

Na obra, os autores Don Scheibenreif, Vice-Presidente, Analista e Líder de Pesquisa sobre Experiência dos Clientes do Gartner, e Mark Raskino, Vice-Presidente, Analista e Líder de Pesquisa do Gartner, explicam que ‘Machine Customers’ estarão envolvidos em uma ampla gama de compras de consumidores e empresas. Os analistas antecipam e desvendam os principais desafios, indicando como superá-los, além de apresentarem oportunidades para as organizações poderem tirar proveito dessa nova tecnologia.

“A era do ’Machine Customers’ já começou. Há mais máquinas com potencial para atuar como compradores do que humanos no planeta. Hoje, existem mais de 9,7 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) instalados, incluindo monitoramento de equipamentos, câmeras de vigilância, carros conectados, iluminação inteligente, tablets, relógios inteligentes, alto-falantes especiais e impressoras conectadas. Cada um deles possui uma capacidade cada vez maior para analisar informações e tomar decisões. Todos os produtos habilitados para Internet das Coisas podem se tornar clientes. Por isso, o Gartner prevê que, até 2027, 50% das pessoas que vivem nos principais países do mundo terão assistentes pessoais com Inteligência Artificial (IA) trabalhando para elas diariamente”, revela Scheibenreif.

Por isso, a recomendação do Gartner é que os líderes preparem suas empresas para receberem os ‘Machine Customers’. Essa nova jornada deve incluir conselheiros e diretores jurídicos que precisarão se aprofundar em temas para preparar o gerenciamento de riscos, além de CIOs que estarão trabalhando na construção de plataformas capazes de atender mercados de ‘Machine Customers’. Diretores de outras áreas (como RH, marketing e vendas) também deverão estar envolvidos no tema para considerar como os ’Machine Customers’ afetarão seus negócios.

Três fases de evolução

Segundo a publicação do Gartner, atualmente estamos na primeira fase de evolução dos ‘Machine Customers’, que pode ser vista em serviços como o HP Instant Ink, o Amazon Dash Replenishment e os automóveis da Tesla. Esses são exemplos de execução automática de funções limitadas como ‘co-clientes’ que atuam no lugar dos proprietários. As pessoas estabelecem as regras e as máquinas as executam em um ecossistema específico e prescrito. Esses equipamentos são, portanto, ‘clientes vinculados’ e representam a primeira em uma evolução trifásica).

Segundo Raskino, na segunda fase emergente, as pessoas ainda irão definir as regras para as máquinas, que atuarão como ‘clientes adaptáveis’. Nesses casos, a tecnologia de Inteligência Artificial pode escolher e agir em nome de um ser humano com intervenção mínima para tarefas selecionadas. Existem exemplos que incluem negociação de robôs e sistemas de veículos autônomos.

E na fase final, esses novos atores econômicos são verdadeiros ‘clientes autônomos’ com inteligência suficiente para agir em nome de humanos, de forma independente, com alto grau de discrição e possuem a maioria das etapas do processo associadas a uma transação. “O que os ‘Machine Customers’ de cada fase têm em comum é que eles tomarão decisões de forma diferente dos humanos de três maneiras”, diz Scheibenreif.

Segundo o analista, eles são lógicos e vão agir com base em regras que podem ou não ser transparentes. Em segundo lugar, eles também podem processar grandes quantidades de informações. As máquinas se concentrarão em concluir tarefas com eficiência e sem emoção, não podendo ser influenciadas.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Brasil entra no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo

Próxima Postagem

Petroleiros param no dia 24 para avaliar greve contra privatizações da Petrobras

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Em parceria, Petrobras investirá cerca de R$ 130 mi em aerogerador onshore, diz Weg

Petroleiros param no dia 24 para avaliar greve contra privatizações da Petrobras

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.