Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Varejistas miram em sustentabilidade e inovação em 2023

Estudo da KPMG apontou que os aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes

Redação de Redação
22 de março de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejistas miram em sustentabilidade e inovação em 2023

O varejo será mais sustentável em 2023. Segundo o estudo “O delicado equilíbrio do varejo”, da KPMG, as três principais preocupações do setor para este ano são a proteção de margem combinada com sustentabilidade, funcionários e sociedade e funcionários e inovação dos negócios

O estudo apontou que os aspectos ambientais e sociais são cada vez mais importantes para os clientes, e as varejistas que adotam práticas éticas e responsáveis estão melhor posicionadas no mercado.

Outro destaque para 2023 é o foco nos talentos, que permanece devido à escassez de profissionais qualificados e expectativas em relação ao papel dos varejistas nas comunidades em que atuam. Este é um dos fatores que tem provocado uma série de adaptações nas empresas em temas como gestão de talentos, recrutamento e cultura corporativa.

“Para além do contexto econômico desafiador, é a resiliência dos varejistas que vai movimentar as transformações que o setor precisa para se adaptar ao novo momento. O protagonismo dos colaboradores tem potencial para impulsionar as mudanças necessárias”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.

Novos modelos de negócios

Segundo o estudo, as empresas de varejo precisam ser flexíveis e inovadoras em relação a novos modelos de negócios, como a economia compartilhada e as plataformas de comércio eletrônico.  E uma saída está na personalização da experiência do cliente para atender necessidades específicas.

Os desafios econômicos e geopolíticos do ano passado vão continuar impactando em 2023. A inflação global faz os consumidores terem menos poder de compra e as margens das empresas estão sob pressão. Além disso, as políticas monetárias mais apertadas dos bancos centrais aumentam o custo de capacitação de capital e as restrições ao crédito.

Ao mesmo tempo, há novas prioridades para o setor e oportunidades de crescimento sustentável considerando aspectos atualizados relacionados com pessoas, meio ambiente e resultados.

“Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades em um mercado em constante mudança. A crescente adoção de tecnologias conectadas ao aumento do comércio eletrônico oferecem novas oportunidades para as empresas alcançarem novos clientes, ampliarem eficiência e melhorarem rentabilidade”, diz Gambôa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Google suspende download do aplicativo chinês Pinduoduo por questões de segurança

Próxima Postagem

Loungerie aposta em franquias de porte menor e projeta abertura de 100 lojas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Loungerie aposta em modelo de lojas menores e prevê abertura de mais 20 unidades neste ano

Loungerie aposta em franquias de porte menor e projeta abertura de 100 lojas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile