Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Demissões na área de tecnologia já chegam a 64% do volume total do ano passado

A onda de dispensa está relacionada à rápida expansão das empresas durante a pandemia de Covid-19

Redação de Redação
22 de fevereiro de 2023
no Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Demissões na área de tecnologia já chegam a 64% do volume total do ano passado
[the_ad id="169690"]

Desde o começo do ano, o setor de tecnologia vem demitindo em massa trabalhadores no mundo todo. O número de demissões já corresponde a 64% do total de funcionários dispensados em 2022, de acordo com o relatório do portal de rastreamento demissões em massa, Layoffs.fyi. Foram contabilizadas até o momento 103.767 dispensas.

[the_ad id="138406"]

A Amazon, Meta e Salesforce lideraram a lista de empresas com um maior número de demissões. Ainda há empresas como Microsoft, Google, Tesla e Nvidia. O Twitter despediu no ano passado 50% dos funcionários.

No Brasil, dispensas estão também ocorrendo, sem mencionar os brasileiros que trabalhavam remotamente para empresas estrangeiras. Em janeiro, a brasileira PagBank PagSeguro demitiu 7% do quadro de empregados.

Num primeiro momento, pode parecer estranho uma onda de demissões no setor de tecnologia. Antes se previa um aumento no número de contratações. No meio do ano, a Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) chegou a enviar um manifesto aos então candidatos à Presidência da República avisando que havia uma demanda extraordinária por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação.

A onda de demissões está relacionada à rápida expansão das empresas durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia), o Brasil antecipou em 1 a 4 anos o processo de Transformação Digital do durante a pandemia.

Profissionais de TI precisam se readequar ao mercado

Hoje, o profissional da tecnologia tem que usar o marketing a seu favor para se reposicionar no mercado, seja ao empreender ou buscar outras alternativas de renda. Uma forma de se fazer isso é utilizar o Personal Branding. “Muitas vezes um profissional tem diversas qualidades que o mercado precisa, mas que não sabe de que forma mostrar. Eventualmente, ele nem reconhece certas habilidades/qualidades em si próprio”, explica André Streppel, CEO da WK JobHub e profissional que atua na área de RH para Tecnologia há mais de 15 anos. “A marca pessoal é frequentemente associada à necessidade de se reinventar, criar um emprego, mudar algo na profissão”, aponta Daniela Viek, especialista em Personal Branding, com 19 anos de carreira, e tem sólida atuação internacional na área.

Daniela explica que o trabalho de gerenciamento da marca pessoal se chama Personal Branding (PB), metodologia que tem auxiliado profissionais de diversos segmentos pelo mundo a se posicionarem adequadamente (dentro e fora de suas organizações) objetivando mais resultados para suas carreiras e para os negócios das empresas em que trabalham.

“O profissional que passa pelo processo de PB, aprende muito sobre si, enxerga o que ele tem a agregar ao mercado de forma mais estratégica e desenvolve competências para oferecer ao mercado destacando as qualidades que ele possui e seus diferenciais”, explica Streppel. O CEO destaca que com o PB, o profissional tem maior capacidade de trazer para a empresa seus conhecimentos e habilidades que podem agregar muito valor ao negócio. “O PB gera mais visibilidade para o profissional e como aquela máxima diz ‘quem não é visto, não é lembrado’. Então as possibilidades aumentam muito para quem dá atenção à sua marca pessoal”.

Na análise da Daniela, enquanto não conseguirem realocação no mercado, esses profissionais podem atuar como freelancers ou mesmo começar a empreender (muitas vezes o ambiente digital pode ser um grande ponto de partida). “De acordo com a NASDAQ, até 2030, 43% da força de trabalho será freelancer”, aponta “O indivíduo repensar a si mesmo e como se colocar nesse contexto sem precedentes”.

Daniela ainda complementa que o Personal Branding é uma competência que todo e qualquer profissional precisa desenvolver e terá vantagens para toda a sua vida profissional, não apenas em momentos de sua carreira. Por exemplo, quando está procurando um emprego, quando deseja ser promovido, abriu o seu negócio ou está realizando uma transição de carreira, ou mesmo, de cultura, buscando oportunidades em outros países.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Iberdrola amplia lucro em 2022, graças a operações no Brasil e EUA

Próxima Postagem

Amazon completa compra de empresa de serviços de saúde One Medical

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Amazon

Amazon completa compra de empresa de serviços de saúde One Medical

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.