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Home Economia

BR-381/MG terá R$ 10 bilhões em investimentos após concessão federal

Rodovia contará com duplicação de 106 km, pedágio gratuito no primeiro ano e melhorias estruturais

Redação de Redação
22 de janeiro de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
concessão

O governo federal formalizou nesta quarta-feira, 22, a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o contrato no Palácio do Planalto, em Brasília.

A rodovia será administrada pela Concessionária Nova 381, do grupo 4UM Investimentos, com previsão de investimento de R$ 10 bilhões em 30 anos de concessão, já considerando aportes amortizados no longo prazo (Capex) e despesas operacionais (Opex).

O trecho tem extensão total de 303,4 km e abrange 21 cidades mineiras. A concessionária vai oferecer um pedágio gratuito no primeiro ano, seguido de desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. A classificação de “usuários frequentes” considera quem percorre os trechos da rodovia diversas vezes por mês. Há um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.

Serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.

O projeto de readequação também prevê 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

O governo fala em previsão de 4 milhões de pessoas beneficiadas e criação de 83,5 mil empregos diretos e indiretos. O Planalto, em nota, menciona ainda que a rodovia é um importante “corredor logístico” para o escoamento de produtos industriais, passando pelo chamado Vale do Aço, no interior de Minas Gerais.

A BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, é popularmente conhecida como a “rodovia da morte”.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes ao longo do trecho. Baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização são alguns dos problemas registrados.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o governo federal trabalha com a meta de realizar 15 novas concessões para o setor de rodovias em 2025. Segundo ele, seria recorde para o intervalo de um ano. O ministro também ressaltou que conta com o “apoio” do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Corte faz avaliação da viabilidade econômica dos contratos. O governo realizou na manhã desta quarta-feira a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. O trecho tem extensão total de 303,4 km e abrange 21 cidades mineiras.

Serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.

Ministro dos Transportes critica ausência de Zema na cerimônia de assinatura da concessão 

Renan Filho também criticou a ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na cerimônia no Palácio do Planalto para assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. Para o ministro, as cobranças feitas por Zema ao governo federal parecem ser feitas com fins políticos e “não pela obra”.

“É uma pena o governador de Minas Gerais não estar presente em solenidade sobre BR-381”, disse o ministro. “A cobrança do governador de Minas parece mais política que pela obra, isso apequena. Não se pode priorizar política pelo interesse do cidadão”, acrescentou.

Renan Filho também declarou que o governo tem a meta de realizar 44 leilões rodoviários no atual mandato de Lula, “contra seis da gestão anterior”.

O número já considera os anos de 2023 e 2024. Ele reforçou ainda que o leilão da BR-040 do Rio a Juiz de Fora será feito em 30 de abril.

Com informações de Estadão Conteúdo (Renan Monteiro e Caio Spechoto).
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

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