Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Ambev, iFood e Natura lideram os melhores para o ecossistema brasileiro de startups

Mapeamento faz análise qualitativa inédita sobre a relação entre grandes empresas e startups

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Ambev, iFood e Natura encabeçam ranking das 20 melhores corporações para o ecossistema brasileiro de startups

Ambev, iFood e Natura são as três melhores corporações para o ecossistema brasileiro de startups. Quem garante é um levantamento feito pela The Bakery, empresa global de inovação corporativa.

Em parceria com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) um estudo mapeou as 20 corporações que melhor se relacionam com o ecossistema brasileiro de startups e quais caminhos elas têm trilhado dentro deste processo.

O levantamento avaliou corporações de acordo com os seguintes indicadores: estratégia, infraestrutura, operações e reputação. A lista elencou a performance das companhias a partir da avaliação tanto das próprias organizações quanto das startups, buscando evidenciar como o ecossistema está percebendo o movimento de inovação, incentivo e oportunidade em tais organizações. O grande diferencial da publicação é a análise qualitativa deste relacionamento.

Em comum, Ambev, iFood e Natura possuem processos facilitadores, ferramentas e instrumentos para que esta conexão ocorra – como fundos de Venture Capital e estratégias de Corporate Venture Building – e times dedicados à inovação.

“As empresas que mais geram impacto positivo no ecossistema não necessariamente são aquelas que mais interagem com ele. Procuramos olhar não apenas para o número de contratos. Existe uma vantagem competitiva para as corporações conectadas em um ecossistema forte e saudável. E a existência destas habilidades de interação o fortalece, gerando um ciclo vicioso de inovação”, explica Marcone Siqueira, sócio e cofundador da The Bakery no Brasil.

Metodologia

A equipe de especialistas da The Bakery filtrou 50 companhias até chegar às 20 finalistas. A Abstartups, uma das maiores referências do ecossistema brasileiro de inovação, por sua vez, ajudou no levantamento de respostas de quase mil startups.

“A empresa pode estar no topo das listas de mais inovadoras, mas a sua relação com as startups acontece de forma sustentável? Todo o trabalho é baseado na máxima de que ‘inovação só é inovação se gerar valor. Nossa proposta foi aprofundar o que está por trás dos grandes números publicados sobre inovação aberta, procurando identificar situações de ganha-ganha no ecossistema”, acrescenta Felipe Novaes, também sócio e cofundador da The Bakery.

Seguindo esta premissa, o levantamento apontou quais iniciativas têm sido mais eficientes para ambas as partes, além de delimitar as maiores dificuldades no estabelecimento deste relacionamento.

As corporações responderam questões sobre estrutura e capacidade interna, existência de áreas dedicadas à inovação, orçamento reservado para tal e número de iniciativas realizadas, entre outros pontos. Já as startups indicaram até três organizações cuja interação com o ecossistema fosse positiva, baseada em sua própria experiência, respondendo como se deu a conexão inicial, as dificuldades no contato, volume de investimento recebido e o retorno financeiro alcançado, entre outras perguntas.

Clique aqui para acessar o relatório completo sobre o ranking.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãoinvestimentomarcasnegóciosNotícias geraistecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile