Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Ambev, iFood e Natura lideram os melhores para o ecossistema brasileiro de startups

Mapeamento faz análise qualitativa inédita sobre a relação entre grandes empresas e startups

Redação de Redação
21 de novembro de 2022
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Ambev, iFood e Natura encabeçam ranking das 20 melhores corporações para o ecossistema brasileiro de startups
[the_ad id="169690"]

Ambev, iFood e Natura são as três melhores corporações para o ecossistema brasileiro de startups. Quem garante é um levantamento feito pela The Bakery, empresa global de inovação corporativa.

[the_ad id="138406"]

Em parceria com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) um estudo mapeou as 20 corporações que melhor se relacionam com o ecossistema brasileiro de startups e quais caminhos elas têm trilhado dentro deste processo.

O levantamento avaliou corporações de acordo com os seguintes indicadores: estratégia, infraestrutura, operações e reputação. A lista elencou a performance das companhias a partir da avaliação tanto das próprias organizações quanto das startups, buscando evidenciar como o ecossistema está percebendo o movimento de inovação, incentivo e oportunidade em tais organizações. O grande diferencial da publicação é a análise qualitativa deste relacionamento.

[the_ad id="99067"]

Em comum, Ambev, iFood e Natura possuem processos facilitadores, ferramentas e instrumentos para que esta conexão ocorra – como fundos de Venture Capital e estratégias de Corporate Venture Building – e times dedicados à inovação.

“As empresas que mais geram impacto positivo no ecossistema não necessariamente são aquelas que mais interagem com ele. Procuramos olhar não apenas para o número de contratos. Existe uma vantagem competitiva para as corporações conectadas em um ecossistema forte e saudável. E a existência destas habilidades de interação o fortalece, gerando um ciclo vicioso de inovação”, explica Marcone Siqueira, sócio e cofundador da The Bakery no Brasil.

Metodologia

A equipe de especialistas da The Bakery filtrou 50 companhias até chegar às 20 finalistas. A Abstartups, uma das maiores referências do ecossistema brasileiro de inovação, por sua vez, ajudou no levantamento de respostas de quase mil startups.

“A empresa pode estar no topo das listas de mais inovadoras, mas a sua relação com as startups acontece de forma sustentável? Todo o trabalho é baseado na máxima de que ‘inovação só é inovação se gerar valor. Nossa proposta foi aprofundar o que está por trás dos grandes números publicados sobre inovação aberta, procurando identificar situações de ganha-ganha no ecossistema”, acrescenta Felipe Novaes, também sócio e cofundador da The Bakery.

Seguindo esta premissa, o levantamento apontou quais iniciativas têm sido mais eficientes para ambas as partes, além de delimitar as maiores dificuldades no estabelecimento deste relacionamento.

As corporações responderam questões sobre estrutura e capacidade interna, existência de áreas dedicadas à inovação, orçamento reservado para tal e número de iniciativas realizadas, entre outros pontos. Já as startups indicaram até três organizações cuja interação com o ecossistema fosse positiva, baseada em sua própria experiência, respondendo como se deu a conexão inicial, as dificuldades no contato, volume de investimento recebido e o retorno financeiro alcançado, entre outras perguntas.

Clique aqui para acessar o relatório completo sobre o ranking.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Lojistas se preocupam mais com o prazo do que com o preço da entrega na Black Friday

Próxima Postagem

Crédito imobiliário cai 14,2% em outubro e fica na casa dos R$ 14,7 bi

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
crédito imobiliário

Crédito imobiliário cai 14,2% em outubro e fica na casa dos R$ 14,7 bi

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.