Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Consumidor leva Grupo Pão de Açucar a mudar perfil de lojas

Redação de Redação
21 de outubro de 2014
no Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Mudanças nos hábitos da população e, consequentemente, no comportamento de consumo levaram o Grupo Pão de Açúcar (GPA) a mudar o perfil de nove lojas da bandeira Extra no eixo Rio-São Paulo, para a marca Pão de Açúcar. A alteração vem acompanhada da oferta de serviços especiais,que vão desde um especialista em sushi a um sommelier de vinhos nas lojas. O movimento começou em 2009, com a identificação do novo perfil sócio demográfico de moradores próximos de lojas Extra e ganhou ‘corpo’ com a alteração das lojas físicas a partir do ano passado. O investimento na migração de bandeira pelo GPA é de R$ 30 milhões.

“Das nove lojas destacadas, seis estão em São Paulo e três no Rio de Janeiro. No ano passado, começamos a perceber que algumas lojas Extra poderiam mudar para Pão de Açúcar. O primeiro sinal vem do consumidor dentro da loja. Ele começa a buscar produtos diferenciados e a venda se comporta como em uma loja Pão de Açúcar, por exemplo. A partir daí, os estudos se intensificam e olhamos então a viabilidade de aquela loja migrar para a bandeira Pão de Açúcar”, diz Elísio Castello de Melo, diretor executivo do GPA.

Na capital paulista, foram escolhidas as lojas Extra da Vila Monumento, na zona Sul; Clodomiro Amazonas, no Itaim; Planalto Paulista, também na zona Sul de São Paulo; Mandaqui, na zona Norte; Vila Mascote, na zona Sul; e Praça Panamericana, na zona Oeste. Destas, apenas a loja da Praça Panamericana ainda será convertida, no começo de dezembro. A primeira loja a passar pela mudança foi a filial da Vila Monumento, no final de agosto deste ano.

Já primeira das três conversões dos supermercados Extra para Pão de Açúcar no Rio começa nesta quarta-feira, com a abertura da loja Pão de Açúcar da rua Voluntários da Pátria, próximo à rua Real Grandeza. Também em Botafogo, no dia 29, a filial do Extra da rua Barão do Itambi, em frente à Fundação Getúlio Vargas (FGV), reabre como Pão de Açúcar. A terceira loja a passar por mudanças é a de Icaraí, em Niterói, município próximo ao Rio, no dia 5 de novembro.

“Este é um trabalho de geomarketing, que reúne as nossas pesquisas internas, dados do IBGE e também estudos da Nielsen. O que aprendemos com estes estudos podem ser replicados no futuro para os formatos de proximidade. Ou seja, observando o comportamento do consumidor, poderemos,quem sabe, alterar as bandeiras Extra Mini para Minuto Pão de Açúcar. Tudo depende do que ele sinalizar”, explica Melo.

Segundo o executivo do GPA, assim que a mudança das lojas acontece, o ticket médio de compras nas lojas fica de 30% a 35% superior ao que era registrado quando a filial era Extra. E diante das alterações que são necessárias para algumas lojas, o contingente de funcionários também aumenta e pode ter um acréscimo de até 30%. Ainda segundo Melo, com as nove lojas, o GPA encerra o movimento de conversão de unidades. Pelo menos por enquanto. Ele explica que ainda podem acontecer duas oportunidades de alteração, mantidas em sigilo. O GPA vai fechar o ano com 182 lojas em funcionamento.

Para Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD Gouvêa de Souza, um movimento como o que está sendo promovido pelo GPA é muito específico e se adequa às características do país, que está em processo de mudança de renda e de consumo.

“Considerando países desenvolvidos e que são referências no varejo supermercadista, o que vemos são países com classes sociais mais consolidadas, onde uma bandeira ‘X’ permanece e tem a oferta de produtos desejada por aquele cliente. No caso do Brasil, este movimento acompanha o comportamento de consumo e de poder de renda que vem se desenvolvendo por aqui. Mas é um movimento que se restringe a grupos com a envergadura do GPA. que tem pontos de venda em volume que permite este manejo”, comenta o especialista, destacando que, para uma rede média, o caminho é adequar o sortimento das lojas ao que o consumidor, mais exigente, procura.

 

(Fonte Brasil Economico)

21/10/14

Postagem anterior

Freddo aposta em carrinho vintage no Brasil

Próxima Postagem

Os shoppings estão mais vivos do que nunca. Mas exigem novas técnicas de pilotagem

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Os shoppings estão mais vivos do que nunca. Mas exigem novas técnicas de pilotagem

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile