Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Foco no cliente, automação e ecossistemas são as chaves do pioneirismo em inovação da China

Especialista em tecnologia da Ásia fez parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show 2022

  • de Gabrielly Mendes
  • 3 anos atrás
China

Enquanto o Brasil começou a vislumbrar a chegada da tecnologia de internet móvel de quinta geração (5G) em meados de agosto deste ano, em 2020 a China já era o país mais conectado em 5G do mundo, com mais de 400 mil antenas por suas ruas. A chave para entender o futuro do Ocidente está em observar o país asiático, pioneiro em diversas tecnologias, e seu novo normal.

É o que diz Pascal Coppens, autor do livro “China’s New Normal: How China sets the standard for innovation“ e um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 deste mês no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fez uma cobertura especial do evento.

“A diferença entre a China e os outros países é que ela não espera as tendências emergirem para construir a sua versão. O país não quer seguir os demais, mas sim ser o melhor e reescrever a história. Histórias com novas tecnologias“, explica Coppens. 

O executivo conta que o gigante asiático tem o customer centricity, a automação e a criação de ecossistemas como fortes pilares de sua cultura comercial. Em um Sales Day, um dos grandes festivais de compras do país, companhias como Alibaba direcionam suas plataformas e algoritmos ao consumidor, chegando a faturar US$ 4 bilhões em vendas durante a data.

Coppens conta que a China, que registra 500 mil pacotes sendo entregues diariamente, se utiliza de entregas robotizadas para cumprir os prazos e realizar toda a logística em datas com grandes volumes de compras.

“Com esse volume de entregas, o consumidor receberia sua compra 40 anos depois de realizar o pedido se contássemos apenas com entregadores humanos. O segredo é a automação; a China é totalmente automatizada”, complementa. 

Live streaming e metaverso

Em uma sociedade que diminui cada vez mais as fronteiras entre o digital e o físico, Coppens conta que o comércio da China é ditado atualmente por influenciadores. Com tendência semelhante no Brasil, micro-influenciadores são embaixadores de grandes marcas, se apresentando como ponte para usuários assíduos de redes sociais e potenciais consumidores. “Na China, todo mundo está se tornando influenciador. Até agricultores hoje em dia fazem lives para mostrar ao mundo que também têm algo a dizer”, diz.

Para o palestrante, empresas que não investem em ferramentas como live streaming e plataformas de vídeos estão fadados a viverem no passado. Com o consumidor se tornando cada vez mais digitalizado e se utilizando de canais ominichannel, as companhias tendem a se tornar, elas mesmas, também imersas no universo digital. “O live streaming e o metaverso não são o futuro, são o hoje”, finaliza. 

Imagem: Gabriel Maciel

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
  • Tags: #LRS2022chinaconsumidorconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceinovaçãoinvestimentoLatam Retail Show 2022live streamingmarcasmercadometaversonegóciosomnichannelonlinePascal CoppensprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile