Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Foco no cliente, automação e ecossistemas são as chaves do pioneirismo em inovação da China

Especialista em tecnologia da Ásia fez parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show 2022

  • de Gabrielly Mendes
  • 3 anos atrás
China

Enquanto o Brasil começou a vislumbrar a chegada da tecnologia de internet móvel de quinta geração (5G) em meados de agosto deste ano, em 2020 a China já era o país mais conectado em 5G do mundo, com mais de 400 mil antenas por suas ruas. A chave para entender o futuro do Ocidente está em observar o país asiático, pioneiro em diversas tecnologias, e seu novo normal.

É o que diz Pascal Coppens, autor do livro “China’s New Normal: How China sets the standard for innovation“ e um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 deste mês no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fez uma cobertura especial do evento.

“A diferença entre a China e os outros países é que ela não espera as tendências emergirem para construir a sua versão. O país não quer seguir os demais, mas sim ser o melhor e reescrever a história. Histórias com novas tecnologias“, explica Coppens. 

O executivo conta que o gigante asiático tem o customer centricity, a automação e a criação de ecossistemas como fortes pilares de sua cultura comercial. Em um Sales Day, um dos grandes festivais de compras do país, companhias como Alibaba direcionam suas plataformas e algoritmos ao consumidor, chegando a faturar US$ 4 bilhões em vendas durante a data.

Coppens conta que a China, que registra 500 mil pacotes sendo entregues diariamente, se utiliza de entregas robotizadas para cumprir os prazos e realizar toda a logística em datas com grandes volumes de compras.

“Com esse volume de entregas, o consumidor receberia sua compra 40 anos depois de realizar o pedido se contássemos apenas com entregadores humanos. O segredo é a automação; a China é totalmente automatizada”, complementa. 

Live streaming e metaverso

Em uma sociedade que diminui cada vez mais as fronteiras entre o digital e o físico, Coppens conta que o comércio da China é ditado atualmente por influenciadores. Com tendência semelhante no Brasil, micro-influenciadores são embaixadores de grandes marcas, se apresentando como ponte para usuários assíduos de redes sociais e potenciais consumidores. “Na China, todo mundo está se tornando influenciador. Até agricultores hoje em dia fazem lives para mostrar ao mundo que também têm algo a dizer”, diz.

Para o palestrante, empresas que não investem em ferramentas como live streaming e plataformas de vídeos estão fadados a viverem no passado. Com o consumidor se tornando cada vez mais digitalizado e se utilizando de canais ominichannel, as companhias tendem a se tornar, elas mesmas, também imersas no universo digital. “O live streaming e o metaverso não são o futuro, são o hoje”, finaliza. 

Imagem: Gabriel Maciel

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
  • Tags: #LRS2022chinaconsumidorconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceinovaçãoinvestimentoLatam Retail Show 2022live streamingmarcasmercadometaversonegóciosomnichannelonlinePascal CoppensprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile