Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Baidu perde mais de US$ 60 bilhões em valor de mercado

Redação de Redação
21 de agosto de 2019
no Notícias, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

O gigante de buscas chinês Baidu está enfrentando forte concorrência de seus rivais mais novos, e perdeu mais de US$ 60 bilhões de seu valor desde o seu auge.

A empresa é parte do trio da internet da China – Baidu, Alibaba e Tencent – que coletivamente receberam o nome de “BAT”. Mas está enfrentando um mercado de publicidade cada vez mais difícil e está ficando atrás dos outros dois rivais.

Muitas vezes apelidada de “Google da China”, o Baidu viu suas ações caírem quase 40% este ano. Em contraste, a gigante dos jogos virtuais Tencent subiu pouco mais de 6%, enquanto o líder do e-commerce Alibaba cresceu mais de 27%.

Em seu pico, em meados de maio de 2018, o Baidu valia cerca de US$ 99 bilhões – com suas ações cotadas a US$ 284. Os estoques da gigante das buscas caíram para US$ 96,7 por ação, com sua capitalização de mercado caindo para US$ 33,8 bilhões. Comparativamente, Tencent e Alibaba valem mais de US$ 400 bilhões.

Os analistas esperam ainda mais sofrimento para o Baidu. As previsões de Wall Street para os resultados do segundo trimestre são:

Receita de 25,76 bilhões de yuans (US$ 3,66 bilhões), segundo estimativas da Refinitiv. Se esse número se confirmar, representaria um declínio de quase 0,8% ano a ano.

Lucro por ação de 2,91 yuans, segundo estimativas da Refinitiv. Se atingido, isso representaria mais de 83% de declínio ano a ano.

Durante muito tempo, o Baidu desfrutou do domínio do mercado de buscas da China, devido à ausência de grande concorrência. O Google saiu do mercado em 2010.

Mas o Baidu demorou a responder ao crescimento da telefonia móvel e tem enfrentado uma crescente concorrência de novos participantes, como a ByteDance, empresa dona da TikTok. Como resultado, os anunciantes mudaram seus orçamentos para outras plataformas.

“Esta é uma mudança estrutural que é desfavorável para o negócio de busca principal do Baidu”, disse Xueru Zhang, analista sênior da 86Research.

Na China, há uma tendência dos chamados “super aplicativos”. São produtos como o WeChat, da Tencent, ou o Alipay, da Ant Financial, onde um usuário pode fazer várias coisas, desde pagamentos a pedidos de comida, tudo em um único aplicativo.

O Baidu tem investido pesadamente em sua própria oferta móvel. Tem um aplicativo onde os usuários podem pesquisar e assistir a vídeos, além de outras funções. A empresa anunciou na semana passada que o número de usuários ativos diários no aplicativo ultrapassou os 200 milhões.

A empresa introduziu recursos como mini-programas, que são aplicativos dentro do aplicativo – algo que o WeChat já tem em sua plataforma. O objetivo é aumentar a quantidade de tempo que os usuários passam no aplicativo. Mas Zhang disse que o Baidu está atrasado.

“O Baidu é apenas um seguidor, e o mercado não deu muito crédito a essas iniciativas”, disse Zhang.

A companhia vem mudando seus negócios para se concentrar em produtos de inteligência artificial (IA). Isso inclui sua unidade de tecnologia de carros sem motorista e o assistente de voz, por exemplo.

“Estamos alavancando o Baidu IA para fornecer soluções corporativas para empresas e governos locais, o que amplia significativamente nosso mercado total endereçável”, disse o CEO do Baidu, Robin Li, na declaração de resultados do primeiro trimestre.

Enquanto 2019 parece ser um ano de dificuldades para o Baidu, o mercado vê uma recuperação em 2020, já que algumas dessas iniciativas começam a gerar dinheiro.

“Suas novas iniciativas na área de IA estão crescendo muito rapidamente”, disse Zhang. “Embora a geração de contribuição financeira significativa de novas iniciativas de IA não seja fácil, a empresa provou sua capacidade de comercializar tecnologia de IA em uma ampla gama de aplicações em um ritmo e escala difíceis de competir.”

Zhang disse que sua empresa acredita que “o Baidu é um dos principais participantes da próxima era de IA da China” e acrescentou: “Esses novos negócios de inteligência artificial serão o condutor de valor de longo prazo para o Baidu”.

Fonte: CNBC
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Leroy Merlin aposta em inovação para melhorar a experiência de seus clientes

Próxima Postagem

LATAM Retail Show: Data analytics pode garantir resultados e experiências memoráveis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
LATAM Retail Show: Data analytics pode garantir resultados e experiências memoráveis

LATAM Retail Show: Data analytics pode garantir resultados e experiências memoráveis

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.