Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise de Confiança

Redação de Redação
21 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

A melhor síntese para o momento atual no Brasil é a Crise de Confiança que o país vive em todos os setores, retratada e medida por todos os indicadores que têm sido divulgados.

Queda na confiança dos empresários do setor industrial, do setor de serviços, do setor de varejo e comércio e, recém-divulgada, dos pequenos e médios empresários, medida através do Insper que aponta o menor índice desde o primeiro trimestre de 2010.

Em todos os casos existe clara correlação desses índices com o comportamento da economia do país, sendo que a queda da confiança empresarial antecipa períodos de menor crescimento ou mesmo retração da economia.

Todos os indicadores de confiança empresarial estão diretamente atrelados à Confiança do Consumidor, medido pelo IBRE-FGV, que também tem se mostrado débil, apesar do crescimento de um ponto percentual de Junho em relação a Maio, quando passou de 102,8 para 103,8, em parte embalado pela clima reinante na fase inicial da Copa do Mundo que é, porém, o menor índice da série desde Maio de 2009, em meio aos reflexos no Brasil da crise financeira global.

O próximo indicador da Confiança do Consumidor dessa série será divulgado no dia 25-7, baseado na coleta de dados ao longo do mês de Julho e deverá retratar em parte o clima que se abateu no país na fase final da Copa e mais os elementos que avaliam a perspectiva futura, o que pressupõe um potencial de queda razoavelmente elevado.

A consequência mais direta de todo esse quadro de baixa confiança é um esfriamento da economia que deve se prolongar pelo menos até o final de Outubro, após um eventual segundo turno, apesar de que a renda das famílias ainda apresente um crescimento real, ainda que mais baixo do que no passado recente. A perspectiva, porém, da massa salarial também é de menor crescimento por conta de uma sensível acomodação do nível de emprego, em especial nos setores industrial e de serviços.

Como consequência desse quadro, o crédito que vinha sendo um dos mais importantes emuladores de consumo no passado próximo terá menor crescimento, por conta da baixa confiança do consumidor e da elevação das taxas de juros e forte pressão na análise e concessão pelos agentes financeiros privados, influenciando as vendas no varejo, em especial o de bens duráveis e semi-duráveis.

A generalizada Crise de Confiança está atrelada à falta de perspectivas percebida por todos, empresários e consumidores, e é mais do que sugestivo que as pesquisas eleitorais   que mostram a possibilidade de segundo turno nas eleições presidenciais de Outubro e, adicionalmente, uma maior igualdade nas preferências nos votos para esse segundo turno, tenham como reflexo imediato uma melhoria na Bolsa de Valores.

E como com investimentos e dinheiro, ninguém brinca, objetivamente, a leitura que deve ser feita é que os mercados locais e internacionais só veem uma perspectiva diferente para o país se houver profundas mudanças no governo, na economia e na forma como é gerida a área pública brasileira.

Até que esse quadro mais amplo se defina o país “andará de lado” nesse segundo semestre, pelo menos até Outubro, retomando algum ritmo depois da Copa nas questões mais táticas mas deixando para depois o que for estrutural ou estratégico, como resultado dessa Crise de Confiança.

Por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Como construir uma marca de franquia consistente

Próxima Postagem

O Consumo está de mudança para o interior

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

O Consumo está de mudança para o interior

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.