Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Espresso e doces são as opções preferidas dos clientes das cafeterias brasileiras

O famoso café coado aparece na 4ª posição entre as opções de bebidas, segundo o Sebrae

Redação de Redação
21 de maio de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Espresso e doces são os favoritos dos clientes das cafeterias brasileiras

O famoso cafezinho com pão de queijo, marca registrada dos brasileiros, é uma opção quase que obrigatória nas cafeterias do País. No entanto, esta combinação não chega a ser a mais popular do cardápio. Entre as bebidas, o espresso é o favorito dos clientes dos estabelecimentos do ramo, com 28,8% de acordo com a segunda edição da “Pesquisa Cafés Especiais – Perfil e Sabor”, produzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A segunda opção mais pedida nos cardápios das cafeterias brasileiras, segundo o estudo, é a prensa francesa, com 25,5%. O famoso café coado, comum em diversos lares do Brasil, aparece apenas na quarta posição, com 16,6%.

“Percebemos que várias respostas enfatizaram dificuldades relacionadas à contratação, retenção e qualificação da equipe. Isso inclui encontrar mão de obra comprometida, treinar bons baristas, lidar com a rotatividade e a falta de comprometimento, e encontrar funcionários que sigam rotinas e padrões de qualidade”, detalha a analista de Competitividade do Sebrae, Carmem Sousa.

Já entre as comidinhas mais vendidas, os doces em geral lideram com mais da metade das escolhas (51,9%). Pão de queijo (19,1%) e pão na chapa (8,2%) estão entre os outros pedidos do cardápio. O estudo também mostra que a principal fonte de faturamento desses negócios são alimentos e outras bebidas.

Redes sociais como ferramenta de divulgação

Para o levantamento, o Sebrae ouviu 170 proprietários de cafeterias em 12 estados brasileiros, predominantemente Pernambuco, São Paulo e Paraná. Para a divulgação de seus cafés especiais, 40,6% utilizam o Instagram como ferramenta, enquanto 25,4% usam o Whatsapp.

“Questões como estratégias para atrair novos clientes, a necessidade de educar o público sobre o valor dos cafés especiais e encontrar formas de inovar e se diferenciar em um mercado de grande concorrência”, explica Carmem.

A maioria (70,6%) destes proprietários têm entre 26 e 35 anos (36,5%), e são empreendedores de primeira viagem, não tendo comandado nenhum empreendimento antes do atual (62,4%). Quase a totalidade deles (95,3%) não é franquia.

Profissionais

Quatro em cada dez das cafeterias afirmam que um barista com formação é a principal força de trabalho para a preparação dos cafés, seguido de profissionais com certificação (21%).

A padronização de processos e o controle de qualidade ainda é um desafio para o setor, com cerca de 62,4% destes estabelecimentos não possuindo torrefação própria. No processo de compra, segundo os entrevistados, o principal critério é a confiança na torrefação (com 29,6%), seguido de perfil sensorial (para 23,7% da amostra). Quase 50% dos donos de cafeterias têm de dois a três fornecedores de café.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Intenção de Consumo das Famílias avança 1,3% em maio

Próxima Postagem

Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile