Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Covid-19: América Latina vive o início da normalização do varejo

Redação de Redação
21 de abril de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo_supermercado

As vendas de produtos de giro rápido (FMCG) nas seis maiores economias da América Latina se acomodaram e passaram por um momento de normalização do crescimento no contexto gerado pelo Covid-19, segundo estudo da Nielsen feito na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru na semana de 23 a 29 de março.

O movimento ocorreu após a forte alta nas semanas de 9 a 22 de março, no período pré-quarentena, em um claro comportamento de abastecimento para a vida mais restrita imposta pela Covid-19. O desenvolvimento do período estudado pela Nielsen é semelhante ao registrado pela China, Espanha e Itália em períodos similares.

De acordo com o levantamento, os países que apresentaram queda nas vendas de FMCG no varejo moderno ainda durante a crise do Covid-19, na comparação com a mesma semana de 2019, foram Brasil (-5%), Chile (-16%) e Colômbia (-2%). Apenas Argentina, México e Peru tiveram altas de 55%, 19% e 4%, respectivamente. No entanto, esses percentuais são bem menores que os registrados na semana anterior (16 a 22 de março), quando Argentina, Colômbia e Brasil registraram crescimentos de 112%, 111% e 75%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho deste último intervalo de março analisado pela Nielsen coincide também com o fato de todos os países estarem no “Estágio #5 – Vida Restrita”. Ou seja, nesta etapa, como as visitas ao ponto de venda são restringidas, há uma preocupação com a possibilidade de substituição de produtos esgotados e um possível aumento de preços.

Saúde

Os produtos relacionados à saúde tiveram um salto de consumo, como o álcool gel no Peru, por exemplo. Lá a expansão foi de 1120% no comparativo com a mesma semana de 2019. Foi a alta mais significativa entre os seis países analisados. A Argentina registrou crescimento de 54% na procura por itens desta categoria, Chile, 10%, e México, 3%. Brasil e Colômbia tiveram quedas de -12% e -10%, respectivamente.

Limpeza

Na cesta de limpeza, apenas Argentina (+83%) e México (+36%), apresentaram aumento nas compras de produtos do segmento. O Brasil teve uma variação positiva de 1%, enquanto Colômbia, Chile e Peru mostraram desempenhos negativos de -7%, -6% e -2% no período.

Alimentos

E, se até este momento, a reposição de alimentos vinha impulsionando as vendas, na comparação entre os dias 23 de março e 29 de março de 2020 com o mesmo período de 2019, a Nielsen verificou quebras nas compras do Chile (-15%), Colômbia (-5%) e Brasil (-1%). Já Argentina, México e Peru mantiveram o ritmo de compras de reposição, com altas de 57%, 22% e 11%, cada.

Em quatro dos principais mercados consumidores da América Latina, a procura por alimento de preparo rápido aumentou. Sendo assim, argentinos, mexicanos, peruanos, colombianos e brasileiros compraram mais produtos desta categoria. As altas foram de: 76%, 39%, 38%, 18% e 7%, respectivamente. Além disso, os snacks também estão com vendas em ascensão na Argentina (+78%), México (+22%), Peru (+20%) e Colômbia (+4%).

Reposicionamento

Com a alta demanda apresentada durante a preparação para a quarentena, o mercado varejista enfrentou desafios importantes em sua cadeia de suprimentos e na disponibilidade de mão de obra qualificada. Essas situações afetaram, especialmente, as primeiras semanas na logística de entrega.

De acordo com uma pesquisa especial sobre Covid-19 realizada com varejistas na América Latina no mês de março, algumas medidas foram tomadas rapidamente por esses players para garantir a segurança dos seus clientes e funcionários e, ao mesmo tempo, assegurar o abastecimento dos lares.

Dessa forma, foi possível reduzir a ruptura em gôndolas e melhorando a logística de entrega. Para isso, 60% dos varejistas declararam ter ampliado seus sistemas de entregas aos consumidores. Dentro desse quadro, 64% dos estabelecimentos optaram por reduzir o número de pessoas dentro das lojas como forma de proteção. Confira abaixo alguns destaques:

Para mais informações sobre análises globais da Nielsen em relação à Covid-19, acesse este site.

Com informações do portal E-commerce Brasil.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cargill e USP promovem hackathon para apresentar soluções para Foodservice no pós-pandemia

Próxima Postagem

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
varejo na crise

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile