Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Notícias

Pesquisa indica que televisores e smartphones serão os produtos com melhor desempenho em 2018

Redação de Redação
21 de março de 2018
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

As vendas de Bens Duráveis vinham apresentando retração desde 2015, mas a partir do 3º tri de 2016 começaram a apresentar números positivos. É o que mostra o estudo da GfK. Em 2017, a cesta de bens duráveis cresceu 11% em valor, especialmente puxada por Informática (+17%) e Eletrônicos (+14%).

[the_ad id="138406"]

A categoria de Telefonia foi a que mais cresceu em importância na cesta, saltou de 34% em 2014 para 43% em 2017, ou seja, é a que tem maior participação. Em 2017, Telefonia cresceu 10% em faturamento. Dentro dessa categoria, Smartphones subiu 11% em 2017. Assim, este tipo de aparelho responde por 95% de participação na classe.

Em matéria de tecnologia, 4G tinha uma participação de 82% na categoria. Em 2017 passou a responder por 93% de participação. Os smartphones com preços inferiores a R$ 1.000,00 representavam 48% em 2016 e em 2017 passaram a representar 54%.

[the_ad id="99067"]

O ano dos televisores

Na opinião de Gisela Pougy, diretora da GfK, os televisores também prometem ter um desempenho bem acima do normal. “A GfK estima que tenham um crescimento de 22% em 2018, impulsionados pela Copa, pelo apagão analógico, que ainda ocorrerá nas últimas regiões e pela recuperação da economia/renda” afirma Gisela. Em 2017, foram comercializados 10,4 milhões de unidades de televisores. A categoria cresceu 21% em 2017 em relação a 2016, puxada pelas TVs 4K que cresceram 69%.

As TVs de 32’ ou menos, tinham uma participação de 33% na cesta de TV em 2016, mas, em 2017 passaram a ter 35%, motivadas pelo apagão analógico.

Dentro deste crescimento estimado de 22% para TVs, a Copa do Mundo sozinha deverá representar um aumento de 8%. Neste caso, por conta da Copa há uma tendência de se vendar mais TVs com telas maiores e mais definição/tecnologia. Em 2017, as vendas de televisores 4k, ou Ultra HD, representaram pouco mais de 10% do volume de vendas. Já no início de 2018 (Janeiro), estes produtos já somam 15% das vendas em unidades.

Por outro lado, Informática também teve um ótimo desempenho em 2017. Cresceu 17% em faturamento em relação a 2016. Nesta categoria, Notebooks tem uma importância de 67% e os computadores 2 em 1 cresceram 60% em faturamento, ajudando o bom desempenho da categoria.

Já Linha Branca, cresceu 9% em faturamento em 2017 em relação a 2016. Lavadoras cresceram 11% e Refrigerador cresceu 8%. Sua participação na categoria, que era de 36% em 2016, caiu um ponto, foi para 35%.

No ano passado, os Portáteis cresceram 13% em faturamento sobre 2016, impulsionados por fritadeiras em geral e aspiradores de pó.

Sazonalidade

A classe Bens Duráveis também está sujeita às sazonalidades. Em 2014, o maior pico de vendas da cesta de bens duráveis foi o Dia das Mães. Em 2015, o pico foi o Natal, porém, a partir de 2016, a Black Friday tomou esta liderança e não perdeu mais. Em 2016, o mês de novembro cresceu 21% em relação ao mesmo mês de 2015. Em 2017, novembro cresceu 11% na comparação com o mesmo período de 2016.

A pesquisa perguntou quais os motivos para os consumidores comprarem na Black Friday, 58% responderam que compram o que precisam para pagar menos, 21% responderam que compram na BF para antecipar as compras de Natal e 20% disseram que compram para pagar menos, não necessariamente o que precisam, apenas para economizar.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Co-CEO da Evino é destaque no Programa Mercado & Consumo, na Record News

Próxima Postagem

Pesquisa aponta que os itens para a bacalhoada estão mais caros nesta Páscoa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Pesquisa aponta que os itens para a bacalhoada estão mais caros nesta Páscoa

Pesquisa aponta que os itens para a bacalhoada estão mais caros nesta Páscoa

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.