Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Consumo em lares brasileiros desacelera em 2024, mas frequência de compra cresce

Classes D e E ampliam categorias de produtos adquiridos e lideram crescimento no café da manhã em casa

Redação de Redação
21 de janeiro de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
consumo

O consumo nos lares brasileiros apresentou uma redução de 0,7% no número de unidades compradas por viagem no terceiro trimestre de 2024, enquanto a frequência de compras aumentou em 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O levantamento, feito pela divisão Worldpanel da Kantar no relatório Consumer Insights Q3 2024, destaca que as classes D e E foram as principais responsáveis por essa movimentação, apostando em uma estratégia de adquirir menos produtos por viagem, mas diversificando as categorias de consumo.

Essas classes ampliaram o número de categorias compradas de 38 para 39 entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024. Além disso, em 50% das ocasiões de compra, os consumidores das classes D e E adquiriram seis ou mais cestas de produtos, superando as classes A e B (42%) e a classe C (46%).

O estudo também identificou um aumento de 26,1% no consumo de café da manhã em casa pelas classes D e E. Essa refeição incluiu tanto itens básicos, como pães artesanais (crescimento de 25%) e café (18%), quanto produtos de maior valor agregado, como manteiga (10%) e ovos (9%).

O Consumer Insights acompanha continuamente o comportamento de consumo de bens não duráveis em seis regiões metropolitanas: Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

As 5 tendências que vão definir o consumo e o varejo em 2025

O ano de 2025 será marcado por mudanças profundas nos comportamentos, estilos de vida e expectativas dos consumidores. Segundo um estudo Top Trends 2025, da WGSN, cinco pilares  definirão o cenário do consumo e das relações sociais no futuro próximo.

Esses insights apontam para um futuro marcado pelo equilíbrio entre inovação tecnológica, busca por bem-estar e um consumo mais consciente. Confira:

Preguiça terapêutica: o novo autocuidado

O conceito de preguiça terapêutica surge como uma evolução do autocuidado, transformando o ato de passar longos períodos na cama em um ritual de cura e indulgência. Produtos como roupas de cama sensoriais, cosméticos noturnos que melhoram a saúde da pele e dos cabelos e ambientes projetados para o relaxamento lideram essa tendência.

O turismo do sono também ganha destaque, com hotéis oferecendo programas de descanso que incluem camas inteligentes e fragrâncias relaxantes.

O adulto eternamente jovem: redefinindo marcos da vida

A chamada permacrise – uma combinação de incertezas econômicas, sociais e ambientais – levou muitos jovens a adiarem responsabilidades, permanecendo na casa dos pais até os 30 anos.

Esse fenômeno impulsiona um renascimento da nostalgia cultural, com adultos buscando reconectar-se com elementos de sua infância, como jogos de tabuleiro e brinquedos clássicos. Para as marcas, isso significa criar experiências que conectem emocionalmente diferentes idades.

A despensa global: sabores sem fronteiras

Os hábitos alimentares estão se tornando cada vez mais globais, com despensas domésticas incorporando sabores de diversas culinárias. Condimentos como a salsa macha mexicana, o chili crisp chinês e o sambal indonésio estão ganhando espaço nas cozinhas, refletindo a diversidade e a riqueza gastronômica mundial.

Companheiros de IA: tecnologia para combater a solidão

A Inteligência Artificial entra em um novo estágio, assumindo o papel de companheira emocional e funcional. Robôs humanóides, assistentes digitais e dispositivos vestíveis vão atuar como suporte para o bem-estar emocional, combatendo o isolamento social e aliviando a solidão.

Future Dusk: a cor do ano

O “Future Dusk”, uma tonalidade entre o azul e o roxo, simboliza as transições de 2025. Ela traz um sentimento de introspecção e mistério. Além de dominar a moda e o design, essa cor reflete o desejo por equilíbrio e escapismo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Três em cada cinco brasileiros planejam mudar de emprego em 2025

Próxima Postagem

Em parceria exclusiva, Netshoes traz a Timberland de volta ao mercado brasileiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Em parceria exclusiva, Netshoes traz a Timberland de volta ao mercado brasileiro

Em parceria exclusiva, Netshoes traz a Timberland de volta ao mercado brasileiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.