Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

PicPay chega a R$ 5 bi em depósitos das carteiras digitais

Aplicativo permite que usuário sincronize a lista de contatos telefônicos para encontrar amigos que também tenham conta na carteira digital

Redação de Redação
22 de outubro de 2021
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
O saldo mantido pelos usuários nas carteiras digitais do PicPay chegou a R$ 5 bilhões no início deste mês, distribuídos entre as contas de 18 milhões de usuários. Segundo a empresa, os depósitos representam um

O saldo mantido pelos usuários nas carteiras digitais do PicPay chegou a R$ 5 bilhões no início deste mês, distribuídos entre as contas de 18 milhões de usuários. Segundo a empresa, os depósitos representam um recorde histórico. Mais que atrair recursos, porém, a carteira digital se vê diante de um desafio de toda a indústria: manter os usuários mesmo com o controle da pandemia da covid-19, que pode virar os ventos que ajudaram o setor desde o ano passado.

“Mais que o cliente passe a ter o dinheiro aqui, a gente quer que ele passe a usar as nossas funcionalidades. O que a gente quer é que o usuário passe a usar o PicPay em toda a sua plenitude”, diz Danilo Caffaro, diretor de serviços financeiros PF da carteira digital. Embora não abra números, ele afirma que o engajamento dos usuários cresce de forma sequencial.

O mercado acompanha a métrica através de fontes alternativas. Em um levantamento mensal com dados da consultoria Sensor Tower, o Bank of America mede os novos downloads dos aplicativos, a base de usuários ativos e as tendências históricas destes números. Os dados referentes a setembro mostram que o PicPay teve 10,4 milhões de usuários ativos naquele mês, incremento de 52% em um ano.

Houve leve desaceleração em relação a agosto, quando 10,6 milhões de pessoas usaram a plataforma ao menos uma vez, mas, ainda assim, o app do PicPay teve mais usuários que os de bancos como Santander (10 milhões), Banco do Brasil (9,9 milhões) e Caixa (3,2 milhões, excluído o Caixa Tem). Ficou à frente ainda do PagBank (10 milhões) e do iti, do Itaú (7,9 milhões).

Salto nos pagamentos digitais

Os dados históricos mostram que a indústria de pagamentos digitais deu um salto no Brasil com a pandemia da covid-19. Em casa, as pessoas passaram a usar menos dinheiro vivo e mais pagamentos e transferências virtuais.

O dilema é o que vai acontecer no pós-pandemia. O levantamento do BofA mostra que as curvas de novos casos de covid e de downloads dos aplicativos andam quase juntas. A de downloads ainda não caiu na mesma proporção que a de que infecções, mas desacelerou: foram 17,9 milhões de downloads de aplicativos de fintechs e carteiras digitais em setembro, ante 20,3 milhões em agosto. “O setor teve a primeira baixa mensal em usuários ativos desde o começo da nossa série histórica (em janeiro de 2015)“, afirma o banco.

Para evitar que menos downloads se tornem, no futuro, menor utilização, as carteiras digitais querem ir além das ferramentas financeiras. No caso do PicPay, uma das apostas da empresa é na pegada de rede social. Caffaro afirma que a “veia social” é o que dá coesão aos diferentes serviços que a plataforma oferece, e ajuda a convencer o usuário a resolver toda a sua vida financeira sem sair dela. “A gente acha que essa veia social da nossa plataforma é a cola entre as diferentes linhas de negócio: a parte de serviços financeiros, a store (loja), é o que nos diferencia das outras plataformas”, diz.

O aplicativo do PicPay permite ao usuário sincronizar a lista de contatos telefônicos para encontrar amigos que também tenham conta na carteira digital. Isso elimina uma etapa das transferências – a de perguntar o número da conta, ou a chave Pix, de quem vai receber o dinheiro.

Ainda assim, Caffaro relata que o fluxo de transações feitas através do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central predomina sobre o de transferências através da ferramenta proprietária do aplicativo, válida quando as duas pontas têm conta no PicPay. “Hoje o Pix é maior, mas isso é um fenômeno de mercado”, diz.

A empresa considera, de todo modo, que o Pix é um aliado, porque ajuda a plataforma a crescer. Em setembro, o PicPay registrou 49 milhões de transações entre pessoas, incluídas todas as soluções.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Carrefour lança seu novo modelo de loja autônoma com conceito de construção modular

Próxima Postagem

Magalu estreia no varejo de moda com aposta na responsabilidade social

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Magalu estreia no varejo de moda apostando na responsabilidade social e nas transformações do consumo

Magalu estreia no varejo de moda com aposta na responsabilidade social

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile