Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Petrobras afirma que vai continuar a seguir preço internacional do petróleo

Prioridades da empresa são redução da dívida e venda de ativos

Redação de Redação
15 de maio de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Petrobras afirma que vai continuar a seguir preço internacional do petróleo

A Petrobras vai continuar vendendo combustível a preço de mercado internacional e em dólar. O recado foi dado pela nova diretoria nesta sexta-feira (14) em eventos virtuais para detalhar o resultado financeiro do primeiro trimestre deste ano. Ainda que o comando da empresa tenha mudado há um mês, as prioridades permanecem as mesmas da gestão anterior: redução da dívida, venda de ativos e investimento cada vez mais concentrado no pré-sal.

O diferencial do discurso do novo presidente da estatal, o general do Exército Joaquim Silva e Luna, transmitido num breve vídeo a analistas, foi a promessa de que a empresa vai produzir mais petróleo nos próximos cinco anos do que em qualquer período da sua história. “Temos um plano ambicioso de investimento, com previsão de entrada de três novos sistemas de produção (plataformas) em seis campos petrolíferos”, afirmou.

O militar foi indicado ao cargo após ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O executivo foi demitido pelas redes sociais por reajustar o óleo diesel, a gasolina e o gás de cozinha em mais de 50% nos primeiros meses deste ano.

Com a entrada de Silva e Luna, havia a expectativa de mudanças na política de preço dos combustíveis. Mas, ao contrário disso, a informação da nova diretoria foi de que os produtos da estatal vão continuar encarecendo à medida que a cotação do petróleo subir no mercado internacional, como acontecia na administração anterior.

Essa política não agrada Bolsonaro, que, ontem, voltou a se pronunciar sobre a Petrobras. Em evento no Mato Grosso do Sul, o presidente da República disse que vai conversar com Silva e Luna para baixar o preço do gás de cozinha, um derivado de petróleo tradicionalmente consumido nas residências das parcelas mais pobres da população. “Estamos trabalhando com o novo presidente da Petrobras em como diminuir o preço do botijão na origem. Hoje, está em R$ 42. Dá para diminuir.”

Questionada sobre a possibilidade de atender a Bolsonaro e baratear o gás, a Petrobras se negou a responder. A pergunta foi excluída da coletiva de imprensa com a nova diretoria, ontem. Em seguida, a assessoria de imprensa da empresa afirmou que não comentaria as declarações do presidente da República.

Apenas o diretor de comercialização e logística da Petrobras, Cláudio Mastella, tratou do assunto ao reiterar, em teleconferência com analistas, a manutenção da Política de Paridade de Importação (PPI), pela qual os preços internos variam conforme as oscilações do petróleo na bolsa de Londres e do dólar. Segundo ele, não será preciso alterar a frequência de reajustes dos preços dos combustíveis. “Não haverá mudança. A partir da observação da nossa participação de mercado e competitividade vamos decidir os preços. Não teremos uma frequência definida”, disse.

Mastella lembrou que a Petrobras já adotou prazos mais curtos e mais longos de reajustes. Agora, tenta manter uma periodicidade intermediária. A política de preços preocupa o mercado financeiro, atento a possíveis interferências do governo.

O recado da diretoria de que dará continuidade aos pilares da gestão anterior parece ter sido suficiente apaziguar os ânimos dos pequenos investidores, mesmo num dia de nova declaração se Bolsonaro sobre a estatal. As ações da Petrobras fecharam o pregão da B3 com alta de 4,65% (ordinárias), e 5,16% (preferenciais). Agradou, principalmente, a promessa de perseguir a redução da dívida bruta, que deve chegar a US$ 60 bilhões em 2022.

A partir daí, a empresa deve ter mais liberdade para remunerar os investidores. “A palavra chave para isso é resiliência, e não só financeira”, disse o diretor financeiro, Rodrigo Alves.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo (Fernanda Nunes, Denise Luna e Wagner Gomes)
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Grupo DPSP cria desafio e vai destinar R$ 1 milhão para a Gerando Falcões

Próxima Postagem

Tenda abre loja-conceito com experiência multimídia no centro de São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Apartamento decorado da loja-conceito da Tenda em São Paulo

Tenda abre loja-conceito com experiência multimídia no centro de São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.