Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Diretor do BC diz que os meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia

Redação de Redação
3 de outubro de 2020
no Eventos, Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Angelo José Mont'Alverne Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil

Angelo Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central

O Banco Central não vai atuar no controle do custo da transação instantânea, o PIX, oferecida por instituições privadas. A afirmação é de Angelo José Mont’Alverne Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, que participou nesta manhã (3), de um painel da oitava edição do Fórum LIDE de Marketing e Varejo

“Entendemos que o mercado deve agir naturalmente para se adaptar ao novo PIX. O livre mercado é importante também neste momento e não temos a intenção de regular eventuais serviços”, disse.

O chefe de departamento do BC explicou, ainda, que a plataforma foi desenvolvida para oferecer uma solução com confiabilidade de transação financeira para a maioria dos brasileiros, inclusive os desbancarizados. “O PIX facilita a conveniência e agrega informações. É possível transitar uma série de informações acerca da operação comercial. E não podemos ignorar que de 50% a 60% da população ainda utiliza dinheiro em papel como principal meio de pagamento”, comentou.

“O PIX consegue embarcar ferramentas muito seguras e modernas, de que o legado de transações até então não dispõe. Os meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia. É uma solução tecnológica”, afirmou o representante do Banco Central do Brasil aos empresários.

Sobre o atual cenário de crise que o mundo enfrenta, Angelo Duarte disse que “a pandemia foi um meteoro que caiu na Terra” e cabe ao poder público e privado saber como enfrentá-la sem causar ainda mais prejuízo.

Jornada mais eficiente ao consumidor

Para Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário, o pagamento é um dos temas que têm mais atrito na jornada dos consumidores e o novo sistema de pagamentos instantâneos do BC facilita e traz maior eficiência nas transações. Para o executivo, o PIX também é positivo para o mercado de crédito.

“O PIX aumenta a inclusão financeira, traz a digitalização para os meios de pagamentos e pode otimizar a entrega de uma encomenda para o mesmo dia, o que hoje ainda não é possível quando a compra é feita por boleto”, afirmou o executivo

Ao defender a importância dos ecossistemas empresariais, Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos, disse que o PIX é mais uma solução para diminuir de fricção na jornada do consumidor. “Cada vez que a gente gerar menos fricção para o cliente, a gente vai ganhar esse jogo. O cliente quer a experiência fluída”, lembrou.

Foto: Gustavo Rampini

Postagem anterior

“Hoje, o poder passou para a mão do consumidor”, diz CEO da Telhanorte

Próxima Postagem

Integração dos canais físico e digital está na estratégia dos varejistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renato Cepollina Raduan

Integração dos canais físico e digital está na estratégia dos varejistas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.