Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PMEs e a oportunidade das fintechs

Marcelo Honda de Marcelo Honda
31 de julho de 2020
no Artigos, Meios de pagamento
Tempo de leitura: 2 minutos
afinal-o-que-e-fintech-saiba-absolutamente-tudo-sobre-o-assunto-6

Hoje, 96,6% dos negócios no Brasil são compostos por micro e pequenas empresas, que contribuem para cerca de 30% do PIB brasileiro, e são responsáveis por 52% dos empregos formais. De acordo com uma análise do Sebrae, em 2019 as PMEs foram responsáveis pela abertura de 731 mil vagas de emprego. Com estes números em mãos não é difícil compreender por que 55,8% das fintechs brasileiras atuam no setor B2B e tem se especializado cada vez mais no atendimento a PMEs.

De acordo com o estudo Distrito FinTech Report 2020 existem hoje no país 742 startups no setor financeiro, o que significa um aumento de 34% em relação ao relatório de 2019. Além disso o segmento possuía, em 2019, cerca de 35% dos aportes de Venture Capital. Com a consolidação e maior uso de tecnologias na pandemia como QR Code, pagamentos por aproximação, e ainda com a implantação do Open Banking, a Associação Brasileira de Fintechs estima que ainda mais 700 novas fintechs nasçam.

Dentro desta fatia total de fintechs do país, atualmente o segmento de crédito concentra a segunda participação, correspondendo a 15,8% de participação, atrás apenas de fintechs de meios de pagamento, com 16,4%. Em terceiro lugar temos as que são focadas em softwares e serviços para gerenciar diferentes áreas da vida financeira, com 15,1% do total. Hoje o Brasil já é o país com mais fintechs na América Latina, e segue na liderança, à frente do México, e é o terceiro maior criador de unicórnios, ao lado da Alemanha.

Diante deste cenário, onde nossa maior força econômica encontra um mercado em crescimento para atendê-la, nos deparamos ainda com algumas notícias de dificuldade do setor no acesso ao crédito. Uma pesquisa divulgada em abril pelo Sebrae mostrou que 60% dos donos de pequenos negócios que já buscaram crédito desde o início da quarentena tiveram o pedido negado. E ainda um outro levantamento feito no final de abril pelo Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi) mostrou que 75% das PME’s acreditam que as medidas anunciadas de apoio do sistema financeiro não estão chegando a seus negócios.

Analisando todo o quadro, onde a oferta cresce e a demanda está em um momento mais crítico do que nunca, é preciso buscar alternativas aos desencontros. É preciso compreender que mais do que nunca, em nossa realidade, soluções e relacionamentos disruptivos são necessários. Como podemos auxiliar às PMEs que tem dificuldade na entrega da documentação? Quais soluções tecnológicas ou ainda humanas que podemos acrescentar à esteira? Quais análises secundárias podemos fazer para aquelas que não estão conseguindo entregar as garantias necessárias para a concessão de crédito? Que é a realidade da maioria das empresas do segmento. Este é um momento crítico do mercado, mas também um momento de consolidação para um novo modelo de negócio e ainda para a fidelização de 30% do PIB brasileiro em nossas carteiras de clientes.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Amazon divulga balanço e revela efeito da covid-19 no varejo online

Próxima Postagem

Piracanjuba Health & Nutrition faz doação do lançamento para celebrar o Dia Nacional da Saúde

Marcelo Honda

Marcelo Honda

Marcelo Honda é diretor da Oiti Technologies, empresa parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”. Nasceu com a missão de oferecer soluções inovadoras feitas para tornar a vida das pessoas ainda mais práticas e as relações mais confiáveis.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Deuna chega ao Brasil oferecendo inovações em meio de pagamentos no e-commerce
Economia

BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Meios de pagamento

Mastercard e Visa fecham acordo com lojistas nos EUA e reduzem taxas de intercâmbio por 5 anos

10 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
PicPay leva Pix ao WhatsApp com IA que interpreta áudio, imagens e texto
Economia

PicPay anuncia conta global em cartão com a bandeira visa e parceria com a AstroPay

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Visa
Meios de pagamento

Visa: IA ajudou a barrar mais de US$ 90 mi em possíveis fraudes no Pix em seis meses

7 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Piracanjuba Health & Nutrition faz doação do lançamento para celebrar o Dia Nacional da Saúde

Piracanjuba Health & Nutrition faz doação do lançamento para celebrar o Dia Nacional da Saúde

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile