Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Vendas no e-commerce registraram queda em dezembro

Redação de Redação
4 de fevereiro de 2020
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O e-commerce brasileiro registrou queda nas vendas de dezembro de -28,08%, ao comparar com o mês anterior. O faturamento no mesmo período sinaliza variação de -38,05, é o que revela o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie.

“Os resultados das vendas e faturamento no período registraram queda, o que está diretamente relacionado com os excelentes resultados da Black Friday no mês de novembro. Promoções extremamente atrativas neste período também podem ter impulsionado a antecipação das compras de Natal, o que justifica a queda do faturamento”, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.

Vendas online

Apesar das variações negativas no mês de dezembro em comparação com o mês anterior, quando da análise em comparação com o ano de 2018, o cenário muda. Na comparação das vendas varejistas online dezembro de 2019, frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador sinaliza uma movimentação positiva de 40,93%. O acumulado do ano foi de 54,16%, variação maior que o registrado no acumulado em dezembro de 2018, qual seja: 34,46%.

Nota-se que, na avaliação dos índices de vendas online, por região, dezembro ante novembro, todas tiveram desempenho negativo: Sudeste (-25,85%); Centro-Oeste (-27,41%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91%) e Sul (-34,27%).

Já no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos. Neste caso, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (71,42%); Norte (68,81%); Sul (55,92%); Centro-Oeste (53,91%); e Sudeste (51,65%).

Faturamento

Em relação ao índice de faturamento do setor, houve uma variação positiva de 37,39% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, também teve desempenho positivo: 66,28%.

Na avaliação por regiões, comparando dezembro com novembro de 2019, novamente todas tiveram variações negativas: Norte (-28,31%); Centro-Oeste (-31,86%); Sudeste (-37,51%); Nordeste (-40,49%) e Sul (-42,26%).

Em contrapartida, no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos e configuração ficou da seguinte forma: Norte (80,18%); Nordeste (75,07%); Centro-Oeste (72,67%); Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

Em novembro, o e-commerce representou 9,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,6%.

Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.

Categorias

A composição das compras realizadas pela internet, por segmentos, em novembro, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,%); móveis e eletrodomésticos (24,8%); e tecidos, vestuário e calçados (12,5%). Na sequência, outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).

Consumidores online

O MCC-ENET revela também que, no último trimestre do ano de 2019, 13,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se um aumento de 2,4 p.p. em relação ao trimestre anterior (11,3%). Já na comparação com o mesmo período em 2018 (9,5%), o crescimento é de 4,2 p.p.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

PicPay lança conta digital para empresas

Próxima Postagem

Forever 21 chegou a um acordo milionário para vender seus negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Forever 21 chegou a um acordo milionário para vender seus negócios

Forever 21 chegou a um acordo milionário para vender seus negócios

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile