O Mercado Livre e o Mercado Pago informaram que já operam normalmente. Nesta segunda-feira, 20, suas atividades foram afetadas pela pane global no serviço de nuvem da Amazon, o AWS (Amazon Web Services).
“O Mercado Livre e o Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos. Nossos times trabalharam rapidamente para restabelecer o sistema, que já opera normalmente”, informou o grupo, por meio de sua assessoria de imprensa.
O monitor de relatos de falhas em sites e aplicativos Downdetector apontou um pico de reclamações de usuários do Mercado Pago entre as 3 horas da madrugada e 6 horas da manhã nesta segunda-feira. Por volta das 10h40, o número de reclamações ainda estava acima da média.
As principais queixas eram referentes a mobile banking, transações e visualização de saldo.
Já no caso do Mercado Livre, os primeiros picos de reclamações aconteceram por volta das 6 horas e das 8 horas, com piora nos relatos perto das 10 horas. Os problemas se referiam principalmente ao uso do site e do aplicativo da varejista.
Queda
Uma interrupção na nuvem da Amazon (Amazon Web Services – AWS) afetou a internet global nesta segunda-feira, 20, derrubando serviços de grandes varejistas, companhias aéreas, aplicativos de mídia social, empresas de serviços financeiros e outros setores.
Sites como Facebook, Snapchat e Amazon ficaram indisponíveis no início do dia, enquanto plataformas financeiras como Coinbase, Robinhood e Venmo também relataram problemas. A falha generalizada afetou ainda ferramentas de produtividade como Slack, a companhia aérea United Airlines, o buscador de IA Perplexity e jogos como Fortnite e Roblox.
A infraestrutura da AWS sustenta milhões de sites e plataformas, oferecendo servidores, capacidade de processamento e armazenamento em nuvem para as maiores empresas do mundo. Qualquer falha em sua rede costuma ter impacto amplo na internet. Grande parte dos aplicativos móveis populares também depende dos sistemas da AWS.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Circe Bonatelli e Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock



