Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Serviços de streaming lideram modelo de assinaturas no Brasil

O gasto mensal com assinaturas é entre R$ 51 e R$ 200

Redação de Redação
20 de agosto de 2025
no Economia, Notícias, Serviços
Tempo de leitura: 2 minutos

Quase metade dos consumidores brasileiros (48%) pretende aumentar os gastos com serviços de assinatura até 2030. Segundo a Pesquisa de Assinaturas 2025, realizada pela Vindi em parceria com o Opinion Box, somente no último ano, 35% aumentaram esse tipo de gasto, que inclui assinaturas de serviços de streaming, academia, gás, plano de saúde, entre outros. Neste ano, 26% planejam ampliar ainda mais os gastos, um acréscimo de três pontos percentuais em relação à pesquisa de 2024, na qual 23% apontavam essa intenção.

O gasto mensal com assinaturas é entre R$ 51 e R$ 200. A pesquisa mostra também que a experiência de uso (30%) e o custo-benefício (20%) são os principais fatores de fidelização

“A recorrência passou a representar conveniência, previsibilidade e praticidade para o consumidor. E, para as empresas, significa receita estável e oportunidade de fidelização. É um modelo que amadureceu e deve continuar crescendo de forma sólida nos próximos anos”, afirma Marcelo Scarpa, VP de Financial Services da LWSA.

O streaming de vídeo (73%) e música (45%) continua sendo a principal categoria, mas cresce o uso de assinaturas em apps de comida (40%) e academias (40%). O modelo também se consolida em serviços essenciais do orçamento familiar, como planos de saúde (43%), seguros (35%) e educação (29%), além de ferramentas de produtividade, como o armazenamento em nuvem (35%).

“Esse comportamento indica que o consumidor brasileiro está confortável com a lógica do pagamento recorrente. Mas ele também é exigente: espera uma boa experiência, valor contínuo e autonomia para controlar seus gastos”, destaca Scarpa.

Nos streamings, os anúncios são rejeitados por 58% dos consumidores, enquanto 45% aceitariam publicidade em troca de mensalidades mais baixas. O compartilhamento de senha caiu de 56% em 2024 para 49% em 2025, mas os planos familiares seguem predominando: 80% entre vídeo e 60% entre áudio.

Cartão ainda domina pagamentos, mas Pix cresce

Embora o cartão de crédito ainda seja o meio de pagamento mais utilizado para assinaturas (69%), a desconfiança é alta, com apenas 24% dos usuários afirmando que confiam totalmente em cadastrar seus dados online. Essa desconfiança abre espaço para métodos alternativos como Pix (13%) e débito (8%).

“Vemos uma tendência de crescimento dos pagamentos por Pix com a chegada do Pix programado e, nos próximos meses com o Pix parcelado, sendo assim, as empresas terão que se adaptar”, diz Scarpa.

Imagem: Envato

Postagem anterior

Target registra queda nas vendas no 2º trimestre de 2025

Próxima Postagem

Caixa lança seguro “Dívida Zero Proteção Desemprego”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Pesquisa revela que 89% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento

Caixa lança seguro "Dívida Zero Proteção Desemprego"

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile