Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Uso de IA eleva o faturamento da Fábrica de Bolos Vó Alzira em 80% em 3 anos

Com bons resultados, a franqueadora planeja expandir no estado paulista e inaugurar 40 unidades até o fim do ano

  • de Redação
  • 12 meses atrás

A Fábrica de Bolos Vó Alzira melhorou os seus resultados após a implementação de programas de Inteligência Artificial (IA) em seus processos internos, sobretudo, em vendas. As tecnologias são aplicadas tanto no sistema operacional quanto em áreas estratégicas da companhia. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com a inovação e a excelência profissional, também marca uma nova fase da rede, que conta com mais de 300 lojas em todo Brasil.

“Estamos entusiasmados com o potencial transformador da IA em nossa operação. A tecnologia nos permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e tendências e responder de forma mais ágil às demandas do mercado. Desde 2019, já usamos algoritmos de machine learning para predições de demanda conforme cenários de ajustes de preços nos produtos e de projeções de venda”, afirma a CEO da empresa, Tatiana Lanna.

A utilização de IA serve para interpretar os dados e buscar insights que não seriam observados sobre a análise de um colaborador. Dessa forma, a rede consegue entender mais sobre o negócio e encontrar oportunidades para crescimento. Os algoritmos desenvolvidos internamente para machine learning e deep learning usam critérios estatísticos, que fazem sentido para o negócio, e base de dados.

Conseguimos desenvolver soluções para ajudar na área de vendas da marca, na precificação dos produtos, na parte de entendimento de quem é nosso comprador. Nos impressiona a capacidade de extrair insights sobre dados qualitativos usando essas ferramentas”, aponta Tatiana.

Segundo a executiva, antes da implementação da ferramenta, as informações relevantes e confiáveis sobre esse tipo de dados eram obtidas somente através de pesquisas de mercado com alta captação. “Há muito tempo confiamos nossa estratégia de pricing à predileção de modelos desenvolvidos dentro da companhia, o que garantiu crescimento de 80% no faturamento em três anos”, complementa.

Momento de plena expansão

O momento atual da franqueadora é de plena expansão. A Fábrica de Bolo Vó Alzira prevê a abertura de 40 novas unidades no modelo de rua.

Modelo de loja de rua
Esq. p/ dir.: a empresária Alzira Ramos, criadora da marca, e a CEO Tatiana Lanna

A ampliação terá foco tanto na capital, que possui mais de 40 lojas abertas, quanto no interior, em cidades como Campinas, Indaiatuba e Valinhos. Em São Paulo, a FBVA tem planos de estabelecer presença em bairros estratégicos, como Santo Amaro, Vila Mariana, Campo Belo, Pinheiros e Limão. Também estão na mira Osasco, na Região Metropolitana, e Praia Grande, no litoral paulista.

A empresa fechou 2023 com um faturamento na casa dos R$ 300 milhões e estima um crescimento de 15% para 2024.

A FBVA marca presença na ABF Franchising Expo 2024, que será realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na principal feira do setor, a companhia irá em busca de fazer negócios para aumentar a sua atuação no estado de São Paulo, região alvo do plano de expansão.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias, Tecnologia
  • Tags: ABF Franchisingaprendizado de máquinabolosBrasilconsumocrescimentodemandaempresasexpansãofábrica de bolosFaturamentofoodservicefranqueadofranqueadoraFranquiaIAinovaçãoInteligência Artificialmachine learningmercadonegóciosSão PaulotecnologiavendasVó Alzira

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile