Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Abastecimento

Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano

Resultado, segundo a ABAD, reflete a comparação com o fim do isolamento social

Redação de Redação
20 de junho de 2023
no Abastecimento, Foodservice, Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 2 minutos
Faturamento do setor atacadista distribuidor cresce 18,7% nos 5 primeiros meses do ano
[the_ad id="169690"]

O faturamento do setor atacadista distribuidor, que atende diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os municípios brasileiros, cresceu 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Termômetro ABAD NielsenIQ, divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

[the_ad id="138406"]

Considerando-se apenas o mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, o Termômetro ABAD NielsenIQ aponta para um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril.

O desempenho positivo do setor atacadista distribuidor coincide com a retomada pós-pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, uma vez que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, analisa Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

Bar e Farma se destacam

No varejo físico, o levantamento mostra aumento no consumo de bebidas no canal Bar, que cresceu 7,9% em volume e 21,5% em valor. Enquanto isso, tanto no ramo de alimentos quanto no de limpeza, o destaque ficou para a contribuição do atacarejo e do autosserviço independente, responsáveis por puxar o crescimento no período estudado. Na cesta de higiene e beleza, houve aumento impulsionado pelo setor Farma tanto de cadeia quanto independente (respectivamente 24,6% e 23,2%).

Quando se fala de volume do setor atacadista distribuidor, de forma geral os canais Bar e Farma foram os que apresentaram maior crescimento. Três outros, no entanto, tiveram retração: hiper (-8,1%), autosserviço independente (-1%) e super pequeno (0,7%). Com exceção de Bazar, todas as cestas cresceram em volume no período analisado. Cigarro teve o maior crescimento (8,3%), seguida de Bebidas (4,8%) e Higiene e Beleza (3,6%).

Os dados mostram que o valor cresce acima do volume devido ao aumento de preços. Assim, Limpeza – cuja variação de preço no período superou 20% – foi a cesta com maior crescimento em valor (21,9%). Na sequência temos Higiene e Beleza, que cresceu 19,1% devido a uma variação de preços de 15,4% e Bebidas, com crescimento de 18,5% e uma variação de preços de 13%.

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 empresas do setor atacadista distribuidor, traçando, sobre dados declarados,

comparativos entre os períodos selecionados.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Copersucar registra lucro de R$ 679 milhões no ano safra 2022/23

Próxima Postagem

Hackers do Reddit ameaçam vazar dados roubados se a empresa não pagar US$ 4,5 milhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Reddit

Hackers do Reddit ameaçam vazar dados roubados se a empresa não pagar US$ 4,5 milhões

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.