Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Restaurantes investem em opções vegetarianas e sustentáveis

Redação de Redação
20 de junho de 2019
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Restaurantes se adaptam para atender consumidor vegetariano e vegano

A preocupação com o meio ambiente e os impactos que o consumo desenfreado gera tem levado os consumidores a prestar mais atenção com a origem daquilo que comem, vestem e utilizam. Veganos e vegetarianos são exemplos disso. Assim, as empresas têm se movimentado para adotar práticas sustentáveis.

Pesquisa da Euromonitor International, realizada entre 2016 e 2017, aponta que o Brasil é o sexto país do mundo em número de vegetarianos, com 166,5 mil pessoas, atrás de Nigéria, Paquistão, Indonésia, Filipinas e Alemanha. No período do estudo, o mercado vegano gerou US$ 12,5 bilhões no varejo global, dos quais R$ 2,8 milhões foram no Brasil.

Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo e do centro de tendências Retail Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo acredita que o vegetarianismo cresce devido a questões culturais. Para ele, o veganismo é o maior responsável pelo crescimento dos produtos ligados ao bem-estar. “À medida que o consumidor brasileiro ganha renda, começa a optar por produtos mais saudáveis”, afirmou Pastore.

Grandes redes de restaurantes, como McDonald’s, Burger King, Ragazzo, Giraffas, Outback, Habib’s e Taco Bell inseriram pratos vegetarianos em seus cardápios, embora ainda não tenham criado opções veganas. A rede Bob’s também deve lançar alimentos vegetarianos, que estão sendo desenvolvidos.

“Os hábitos alimentares estão mudando de uma forma geral, vemos as pessoas muito mais preocupadas com a saúde, motivadas por alergias ou convicções pessoais”, disse André Figueiredo, diretor de comunicação do Grupo Habib’s. Ele acredita q o vegetarianismo e o veganismo são tendências que não podem ser ignoradas pelos restaurantes. “Há também outros fatores importante a serem consideradas a médio e longo prazos como o envelhecimento da população, que impulsionará o crescimento dessas categorias de produtos, além da escassez de alimentos, que exigirá do setor da alimentação uma transformação grande para suprir a falta de matérias-primas”, esclareceu.

O grupo inseriu no cardápio do Habib’s as esfihas de queijo e de espinafre e sucos naturais. No Ragazzo estão disponíveis lasanha, fogazza e uma coxinha vegetariana. A marca também oferece sucos naturais cujos copos podem ser plantados, retornando para a natureza. O executivo da empresa afirma que o segmento exige muitos testes e análise, para que as opões que chegam ao consumidor tenham qualidade.

Para Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, o preço também influencia neste crescimento.  “Além da agenda político-social, que busca reduzir o consumo de carne, o consumidor encontra opções com preços mais acessíveis do que há alguns anos”, afirmou. A executiva destaca que além das opções vegetarianas e veganas, as empresas também devem se atentar para os resíduos que geram e a origem do que utilizam como matéria-prima. “Com foco no consumo consciente, as marcas estão trabalhando para reduzir a quantidade de plásticos, investindo em soluções biodegradáveis. Empresas que trabalham com carne estão buscando fornecedores ou produtores que trabalham de uma forma que evite os maus tratos. Outras estão reduzindo sódio e açúcar nos alimentos industrializados, elaborando rótulos mais informativos”, contou.

A rede Giraffas lançou pratos vegetarianos em seu novo cardápio. Para a produção destes novos itens, a empresa firmou parceria com a Superbom, indústria de alimentos voltada para produtos saudáveis. Entre as opções estão steak empanado à base de ervilha com sabor de frango. O investimento para o lançamento destes novos itens deve girar em torno de RS 500 mil. “A empresa já vinha planejando um cardápio vegetariano, por conta da grande demanda nas lojas”, disse Luciana.

O Outback também realizou lançamentos para atender esta demanda, com o Jack Nachos, que são tortillas de milho, o Veggie Blue Cheese Burger (hambúrguer de brócolis, couve-flor e queijo gorgonzola) e o Veggie Bites (almôndegas de berinjela defumada). “Entendemos que os vegetarianos têm uma tendência menor em querer adaptar pratos dentro do restaurante. Tanto em contatos recebidos pelo Fale Conosco quanto nas redes sociais, entendemos uma forte demanda por produtos com esse perfil veggie específico”, contou Renata Lamarco, diretora de marketing do Outback.

De acordo com a executiva, a empresa realizou uma série de pesquisas, a fim de oferecer bons produtos para atender a demanda crescente dos públicos vegetariano e vegano. De acordo com Renata, a iniciativa deu certo: “Os produtos geraram rápida identificação com os clientes: aqueles que faziam adaptações dentro do menu para poder desfrutar do sabor ficaram felizes de poderem ter opções voltados para seus hábitos e até mesmo os clientes que não têm exigências específicas se aventuraram nesse menu e aprovaram”.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Giraffas inova e inclui opções vegetarianas em seu cardápio

Próxima Postagem

Domino’s testa utilização de veículos autônomos para entregas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Domino’s testa utilização de veículos autônomos para entregas

Domino's testa utilização de veículos autônomos para entregas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile