Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Choque de realidades

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos, Foodservice
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Recentemente, em um encontro envolvendo vários dos principais players de Foodservice – entre eles, redes de fast food e restaurantes, sistemas de franquias e grandes indústrias de alimentos e bebidas, apresentamos números inéditos sobre os vários segmentos do mercado brasileiro.

[the_ad id="138406"]

Um silêncio atento e interessado ocultava algo que, minutos depois, foi sabiamente “apelidado” por um dos amigos da plateia como “choque de realidades”; nada mais apropriado e real!

Operadores de Foodservice com faturamento médio até 10 vezes menor do que se esperava ver, índices de produtividade por funcionário 3 ou 4 vezes menor do que estavam acostumados a analisar, entre outros várias informações, causavam estranheza e, em alguns minutos, veio a constatação: há ao menos 2 mercados totalmente distintos – o Foodservice organizado e profissionalizado e outro, independente e limitado em recursos e processos. Passaremos a chamar de Foodservice “moderno” e Foodservice “tradicional” estes dois universos paralelos.

Ambos fazem parte de um mercado que serve 60 ou 70 milhões de refeições por dia no Brasil, do pão na chapa na “padoca” ao Coq au vin num bistrô francês, passando por um churrasco com queijo na lanchonete, ou um “Número 1” numa rede de franquias de hambúrgueres.

Algo que chama atenção e que deve mobilizar empresários e executivos é que, apesar de discutirmos estratégias, práticas, técnicas, gestão e tecnologia aplicadas às empresas “modernas”, fato é que estes tipos de empresas não são muito além de 2% ou 3% do total de operadores de Foodservice no Brasil.

Ao mesmo tempo em que discutimos sobre questões como eficiência logística, segurança alimentar, gestão de pessoas, informações de mercado e tributos no âmbito de empresas profissionalizadas, desenvolver o Foodservice brasileiro deve e deverá cada vez mais passar também por “decodificar” e tornar aplicáveis estas mesmas discussões para as empresas “tradicionais”, os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, etc, individuais, conduzidas pelos donos (muitas vezes, os próprios fundadores).

Não há um mercado que termina com uma melhor experiência de valor do consumidor se todos os agentes organizados ou não, redes ou independentes, não avançarem em paralelo, respeitadas as suas especificidades.

E, com isto em mente, a responsabilidade das empresas líderes em seus segmentos deve ser enfatizada, devendo assumir a frente nos processos de evolução e desenvolvimento de todo o mercado.

Sérgio Molinari (smolinari@gsmd.com.br) é sócio-diretor de Foodservice da GS&MD – Gouvêa de Souza.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A TV, o varejo e o público

Próxima Postagem

O e-commerce e suas transformações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Foodservice

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

20 de julho de 2025
Foodservice

Relançamento de wraps causa escassez de alface no McDonald’s

19 de julho de 2025
Foodservice

Setor alimentício é um dos segmentos com menor remuneração para gestores no Brasil

19 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
Nestlé vai plantar 11 milhões de árvores em regiões produtoras de cacau e café
Indústria

Nestlé vai plantar 11 milhões de árvores em regiões produtoras de cacau e café

17 de julho de 2025
Próxima Postagem

O e-commerce e suas transformações

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile