Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Afinal, existe a “bolha” dos imóveis comerciais para varejo?

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

De fato, tem sido comum visitar shopping centers recém-inaugurados e verificar que existe uma profusão de tapumes. Em alguns casos, há mais tapumes que lojas em funcionamento. A cena incomoda, pois é muito desagradável ver empreendimentos com bela arquitetura e grande magnitude completamente vazios de lojas e de público.

O Brasil ganhou 87 shoppings nos últimos 3 anos e nos próximos 3, preveem-se cerca de mais 120 novos empreendimentos. O ritmo é espantoso. O Brasil atualmente é o país do mundo com o maior número de shoppings em construção. Nem a China, a Índia, EUA e Rússia o superam.

A oferta de novos shoppings cresceu tanto que assustou os lojistas. Afinal, diante de todas as opções surgem os dilemas: qual será aquele que vai “pegar” mais rápido? Como não errar e apostar no empreendimento certo? Infelizmente, são pouquíssimos os shoppings que já nascem “arrebentando de vender”. A lógica natural é de que os consumidores demandam um certo tempo para mudarem seus hábitos de locais de compra. Estatisticamente, este movimento é lento e, em média, um empreendimento demanda cerca de 3 a 5 anos para maturar. Diante disto, os lojistas têm preferido aguardar (especialmente os lojistas satélites e as redes de franquias) e esperar o empreendimento inaugurar, ao invés de comprar uma loja na planta, e de acordo com os primeiros resultados de vendas do shopping, tomar a decisão por investir ou não. Preferem não pagar para ver. Como a oferta de shoppings novos é maior do que o plano de expansão da maioria das redes de lojas, não existe pressa na tomada de decisão. A ordem muitas vezes é de não correr riscos e de não se precipitar.

Mas então, por que os empreendedores de shoppings continuam mantendo os seus projetos se correm o risco de inaugurar os shoppings com poucos lojistas? Bom, houve alguns recuos e paralisações, é verdade. Os investidores estão mais cautelosos. Porém, muitos dos empreendimentos em construção neste momento foram planejados há algum tempo. No auge da economia brasileira, entre 2011 e 2012, captaram recursos por meio de fundos imobiliários, alguns internacionais, e precisam cumprir as metas estabelecidas com os investidores destes fundos. Muitas vezes não dá para simplesmente parar um projeto. Além disso, existe o fator oportunidade, representado por terrenos já adquiridos, mercados pouco explorados, timing em relação à concorrência, contratos já firmados com as lojas âncoras e a premissa de que os empreendimentos e os investimentos têm uma visão de longo prazo, já incorporada nos planos de negócios.

O paradoxo é que, enquanto o panorama entre os novos shoppings é de poucos lojistas, nos shoppings considerados “maduros”, quase inexiste vacância. Pelo contrário. Alguns bons pontos quando surgem são quase disputados a tapas. Não faltam lojistas. E muitas vezes dispostos a pagar um preço alto. Nestes empreendimentos, tanto os valores de luvas quanto de aluguel estão no seu maior nível histórico. Com tendência de alta.

Como se vê, a lei da oferta e procura rege fortemente este mercado.

Afinal, o varejo está expandindo? Sim, consultando as grandes redes de varejo e franquias, unanimemente continuam apostando no crescimento do consumo das famílias brasileiras para manterem seus planos de expansão. Só que não querem expandir a qualquer custo e de qualquer forma. Querem bons pontos, em condições comerciais adequadas.

Além da profusão de novos shoppings, o Brasil também deteve no ano passado o título de país com o maior número de estreias de redes varejistas no mundo. Foi anunciada a entrada de 45 redes internacionais de varejo só no ano passado. Gigantes como GAP, Apple, H&M, Forever 21 e Cotton On, entre outras.

Como se vê, não faltará concorrência entre shopping centers e varejistas no mercado brasileiro. Os próximos anos prometem!

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br), sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate.

Postagem anterior

Metodologias de T&D decorrentes do novo consumidor

Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.