Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Afinal, existe a “bolha” dos imóveis comerciais para varejo?

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

De fato, tem sido comum visitar shopping centers recém-inaugurados e verificar que existe uma profusão de tapumes. Em alguns casos, há mais tapumes que lojas em funcionamento. A cena incomoda, pois é muito desagradável ver empreendimentos com bela arquitetura e grande magnitude completamente vazios de lojas e de público.

O Brasil ganhou 87 shoppings nos últimos 3 anos e nos próximos 3, preveem-se cerca de mais 120 novos empreendimentos. O ritmo é espantoso. O Brasil atualmente é o país do mundo com o maior número de shoppings em construção. Nem a China, a Índia, EUA e Rússia o superam.

A oferta de novos shoppings cresceu tanto que assustou os lojistas. Afinal, diante de todas as opções surgem os dilemas: qual será aquele que vai “pegar” mais rápido? Como não errar e apostar no empreendimento certo? Infelizmente, são pouquíssimos os shoppings que já nascem “arrebentando de vender”. A lógica natural é de que os consumidores demandam um certo tempo para mudarem seus hábitos de locais de compra. Estatisticamente, este movimento é lento e, em média, um empreendimento demanda cerca de 3 a 5 anos para maturar. Diante disto, os lojistas têm preferido aguardar (especialmente os lojistas satélites e as redes de franquias) e esperar o empreendimento inaugurar, ao invés de comprar uma loja na planta, e de acordo com os primeiros resultados de vendas do shopping, tomar a decisão por investir ou não. Preferem não pagar para ver. Como a oferta de shoppings novos é maior do que o plano de expansão da maioria das redes de lojas, não existe pressa na tomada de decisão. A ordem muitas vezes é de não correr riscos e de não se precipitar.

Mas então, por que os empreendedores de shoppings continuam mantendo os seus projetos se correm o risco de inaugurar os shoppings com poucos lojistas? Bom, houve alguns recuos e paralisações, é verdade. Os investidores estão mais cautelosos. Porém, muitos dos empreendimentos em construção neste momento foram planejados há algum tempo. No auge da economia brasileira, entre 2011 e 2012, captaram recursos por meio de fundos imobiliários, alguns internacionais, e precisam cumprir as metas estabelecidas com os investidores destes fundos. Muitas vezes não dá para simplesmente parar um projeto. Além disso, existe o fator oportunidade, representado por terrenos já adquiridos, mercados pouco explorados, timing em relação à concorrência, contratos já firmados com as lojas âncoras e a premissa de que os empreendimentos e os investimentos têm uma visão de longo prazo, já incorporada nos planos de negócios.

O paradoxo é que, enquanto o panorama entre os novos shoppings é de poucos lojistas, nos shoppings considerados “maduros”, quase inexiste vacância. Pelo contrário. Alguns bons pontos quando surgem são quase disputados a tapas. Não faltam lojistas. E muitas vezes dispostos a pagar um preço alto. Nestes empreendimentos, tanto os valores de luvas quanto de aluguel estão no seu maior nível histórico. Com tendência de alta.

Como se vê, a lei da oferta e procura rege fortemente este mercado.

Afinal, o varejo está expandindo? Sim, consultando as grandes redes de varejo e franquias, unanimemente continuam apostando no crescimento do consumo das famílias brasileiras para manterem seus planos de expansão. Só que não querem expandir a qualquer custo e de qualquer forma. Querem bons pontos, em condições comerciais adequadas.

Além da profusão de novos shoppings, o Brasil também deteve no ano passado o título de país com o maior número de estreias de redes varejistas no mundo. Foi anunciada a entrada de 45 redes internacionais de varejo só no ano passado. Gigantes como GAP, Apple, H&M, Forever 21 e Cotton On, entre outras.

Como se vê, não faltará concorrência entre shopping centers e varejistas no mercado brasileiro. Os próximos anos prometem!

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br), sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate.

Postagem anterior

Metodologias de T&D decorrentes do novo consumidor

Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile