Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Grupo Sonae abre em Portugal maior referência de supermercado autônomo do mundo

Ambiente possui 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, 10 mil produtos e seis caixas de checkout autônomo

Redação de Redação
20 de janeiro de 2025
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Sonae abre em Portugal maior referência de supermercado autônomo do mundo

O velho mundo acaba de ganhar uma das maiores referências tecnológicas do varejo. Fica na cidade portuguesa de Leiria, de 130 mil habitantes, a 90 minutos de Lisboa, e é considerado o maior exemplo de supermercado integralmente autônomo do mundo. Ele leva a marca da rede Continente Bom Dia, do conglomerado português Sonae. Com 1.217 metros quadrados supera o da rede Rewe (1.200 metros quadrados), em Hamburgo, e o da Netto (800 metros quadrados), em Ratisbona, ambos na Alemanha.

O ambiente possui 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, 10 mil produtos e seis caixas de checkout autônomo para atender uma média diária de 3 mil carrinhos que visitam o estabelecimento. “Combinamos tecnologia com o suporte dos funcionários para criar uma experiência de compra única”, afirmou Luís Moutinho, CEO da MC Sonae – unidade de varejo alimentar do Grupo Sonae, que faturou 7 bilhões de euros nos primeiros três trimestres de 2024 (alta anual de 15,4%) e teve Ebitda de 706 milhões de euros (+21,7% na comparação anual).

A experiência é inovadora desde a chegada do consumidor ao estabelecimento. Não é necessário liberar a entrada com um cartão, aplicativo, ou qualquer outro método. É uma entrada democrática, como chama o grupo Sonae. Dentro do mercado, a maior inovação está no ambiente possui 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, 10 mil produtos e seis caixas de checkout autônomo, visão computacional, sensores de prateleira e detecção de inventário em tempo real. Combinados, escaneiam em tempo real todos os movimentos do consumidor, incluindo itens como frutas e verduras, que têm sua massa calculada por meio de algoritmos. No fim da compra, ao se direcionar ao caixa, não é necessário retirar os itens da cesta. É só pagar e ir para casa.

Quem traz esse pacote de inovação para o mercado Continente Bom Dia é a empresa portuguesa de tecnologia Sensei. “Queremos digitalizar as lojas com tecnologias que automatizam todo o processo de compra”, afirmou Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei. A partir dos dados, a empresa identifica gargalos nos processos de compra e identifica pontos de melhoria para o cliente final. Segundo Portugal, o pacote de tecnologias ajuda a praticamente eliminar as filas e eliminar gargalos dos grandes supermercados com soluções que anteriormente eram aplicadas em lojas de menor escala.

O conceito de supermercado autônomo não é novo. Em 2003, a companhia americana SmartMart lançou uma das primeiras lojas consideradas como mercado autônomo. Em 2015, a Amazon começou a testar o conceito, que posteriormente foi lançado ao público em 2018 e possui lojas abertas atualmente nos EUA e no Reino Unido. A diferença da loja recém-aberta em Portugal é que se trata de uma operação em escala de supermercado – espaços de menor metragem e quantidade de itens. A Sensei ajudou a abrir um dos primeiros mercados autônomos no Brasil, em Curitiba, junto à rede Muffato. A companhia atualmente possui escritório em São Paulo, o que indica que devemos esperar mais do modelo no país.

Com informações de Agência DC News
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Starbucks planeja demissões até março, diz CEO

Próxima Postagem

Grupo IMC abre mais de 450 vagas em diversas cidades

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Grupo IMC abre mais de 450 vagas em diversas cidades

Grupo IMC abre mais de 450 vagas em diversas cidades

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.