Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Produção de motos sobe 24,2% em 2021; Abraciclo prevê alta de 7,9% em 2022

Só em dezembro, o setor fabricou 76,4 mil unidades, com alta de 3,9% em relação ao mesmo período de 2020

Redação de Redação
20 de janeiro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Produção motos

A indústria de motos terminou 2021 com crescimento de 24,2% na produção, voltando aos níveis de antes da pandemia depois do choque provocado pela crise sanitária no ano anterior. No total, 1,2 milhão de motocicletas foram montadas no ano passado, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira pela Abraciclo, entidade que representa as montadoras desse veículo.

Só em dezembro, o setor fabricou 76,4 mil unidades, com alta de 3,9% em relação ao mesmo período de 2020. Na comparação com novembro, porém, houve queda de 32,9% na produção do mês passado em função das férias coletivas de fim de ano nas fábricas.

Depois de um início de ano com severas restrições de produção, principalmente por conta do colapso dos hospitais em meio à segunda onda da pandemia em Manaus (AM), onde as montadoras estão instaladas, as fábricas de motos conseguiram recuperar volumes no restante de 2021. Nesta quinta, ao apresentar o balanço, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, disse que a falta de materiais que atingiu diversos setores industriais, inclusive as montadoras de carros, prejudicou menos a fabricação de motos.

Ele, no entanto, ponderou que houve dificuldades relacionadas ao fluxo de entrega dos componentes por conta de gargalos de logística. E com os protocolos de segurança limitando o ritmo nas fábricas, como a necessidade de distanciamento que reduz a concentração de operários nas linhas, a produção não conseguiu acompanhar o consumo, ainda aquecido em razão da demanda por transporte individual e do boom dos serviços de entrega (delivery) na pandemia.

Conforme Fermanian, o aumento do absenteísmo causado pela nova onda da pandemia – ou seja, funcionários que se ausentam das linhas porque foram contaminados pela covid-19 – coloca um risco bastante alto de quebra de produção em janeiro.

Apesar disso, as previsões divulgadas nesta quinta pela Abraciclo apontam para um aumento de 7,9% da produção neste ano, com a indústria chegando a 1,29 milhão de motocicletas, o que significaria retomar o patamar de sete anos atrás, embora ainda muito distante das mais de 2,1 milhões de motos produzidas pelo setor em seu auge no início da década passada.

A projeção se sustenta pela demanda reprimida, já que, mesmo com a aceleração da produção, o setor segue com uma lista de espera estimada em 100 mil motos nas lojas. “Achávamos que essa pendência de entregas se atenuaria, mas ela foi aumentando mesmo com o crescimento da produção”, informou Fermanian.

A entidade, contudo, avalia que será possível eliminar o desabastecimento no mercado, dada a perspectiva de maior equilíbrio entre a oferta, em alta, e uma demanda que, junto com a inflação persistente, passa agora a sofrer impacto dos juros mais altos e da perda de tração da economia como um todo.

“É uma questão que nos aflige muito e já está batendo em nossa porta. Não falta crédito, mas certamente os nossos consumidores serão impactados pelo aumento do custo do dinheiro”, disse o presidente da Abraciclo ao falar sobre a escalada dos juros no financiamento de motos.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Eduardo Laguna)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF 2022: Como transformar a experiência de compra com o live commerce

Próxima Postagem

M&M’S divulga novo propósito global da marca, focado na inclusão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
M&M’S divulga novo propósito global da marca, focado na inclusão

M&M'S divulga novo propósito global da marca, focado na inclusão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile