Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Fluxo em shopping centers registra alta de 3,6% em 2019

Redação de Redação
20 de janeiro de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura:1 min read

O Iflux, indicador que mede o fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil, caiu 0,5% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, após crescimento de 2,6% em novembro. Em termos regionais, a redução decorreu da queda de 1,7% no Rio de Janeiro, enquanto Recife e São Paulo mantiveram crescimento, respectivamente, de 1,5% e de 1,3%.

O efeito calendário prejudicou o movimento em shoppings. Em dezembro, houve um sábado a menos (dia de maior movimento) e uma terça-feira a mais (dia com movimento mais fraco) em relação a 2018. Apesar da redução em dezembro, o Iflux encerrou 2019 com crescimento. No ano, o indicador aumentou 3,6% em relação a 2018, com maior contribuição de São Paulo (5,3%), mas as outras regiões também fecharam o ano em alta, com crescimento de 1,5% para Recife e de 1,0% para o Rio de Janeiro.

Para o comércio varejista, a redução do Iflux indica desaceleração nas vendas no último mês do ano. Além do efeito calendário, que também prejudica o ritmo de vendas, a Black Friday, no final de novembro, limita o maior volume de vendas em dezembro, uma vez que o consumidor antecipa parte das compras de final do ano.

No resultado da PMC dos últimos anos observa-se essa desaceleração em dezembro. Em 2018, as vendas do varejo restrito cresceram 3,4% em novembro, mas caíram 2,6% em dezembro, considerando dados mensais dessazonalizados.

Outro indicador que reforça o movimento mais modesto das vendas no último mês do ano passado é o aumento na inflação, principalmente decorrente da alta de preços de alimentação no domicílio, que reduz o poder de compra das famílias.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Lidl deve lançar loja online no Reino Unido este ano

Próxima Postagem

Voltas às aulas: vendas podem crescer 5%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Voltas às aulas: vendas podem crescer 5%

Voltas às aulas: vendas podem crescer 5%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile