Consumidores valorizam mais sustentabilidade e proteção ao meio ambiente

Estes foram alguns dos insights trazidos pelo estudo conduzido pela KPMG com mais de 30 mil entrevistados em 11 países

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A sustentabilidade tem cada vez mais moldado o consumo da população e se tornado uma pauta latente. Cerca de 85% dos consumidores no mundo realizaram mudanças no estilo de vida e em comportamentos com o intuito de serem mais sustentáveis. Além disso, para 75% dos brasileiros, a inovação tecnológica é fundamental para soluções mais sustentáveis.

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Estes foram alguns dos insights trazidos pelo estudo “Eu, minha vida, minha carteira”, conduzido pela KPMG com mais de 30 mil entrevistados em 11 países. Esta foi a primeira vez que a pesquisa apresentou um recorte especial focado nos fatores ambientais, sociais e de governança.

O levantamento ainda indica que, para 76% dos entrevistados em escala global, proteger o meio ambiente é mais importante que uma economia em crescimento. No mesmo tema, 86% concordam ser um dever de todos reduzir, reciclar e reutilizar o máximo possível.

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“Isso comprova que a distância entre os valores e os comportamentos do consumidor diminuiu significativamente. A maioria está, de alguma forma, tomando medidas pessoais para ajudar a mitigar problemas ambientais e sociais”, destaca Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul. Para o executivo, essa é uma das razões pelas quais as práticas ESG devem ser consideradas em todo o contexto geral da companhia.

O estudo também trouxe o conceito de “consumidor baseado em valores”. A análise pretende entender como isso pode afetar a maneira como os consumidores escolhem as marcas. Além disso, indica também como estas companhias precisam evoluir para acompanhar o ritmo de transformação da sociedade.

“Atualmente, o maior obstáculo para o envolvimento do cliente em programas de sustentabilidade é a falta de entendimento ou conscientização do que o indivíduo pode realizar para fazer a diferença, bem como considerações de preço”, explicou Leonardo Giusti, sócio-líder de Experiência do Consumidor da KPGM no Brasil e América do Sul.

Juntamente ao mapeamento de hábitos e transformações dos consumidores, a pesquisa estabelece um relatório para auxiliar empresas a operacionalizarem aspectos ambientais, sociais e de governança. São cinco etapas a serem seguidas para responder à demanda por sustentabilidade e atender às expectativas dos clientes.

Imagem: Shutterstock

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