Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Prato feito e restaurante perto de casa são preferidos dos trabalhadores na pandemia

Redação de Redação
19 de novembro de 2020
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

O perfil de alimentação dos trabalhadores sofreu mudanças no período de pandemia, de acordo com levantamento realizado pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil. O levantamento registra as preferências dos 7 milhões de usuários de benefícios da Ticket.

[the_ad id="138406"]

No cenário nacional geral, as cozinhas favoritas dos trabalhadores são as de comida brasileira – representada pelos restaurantes de comida popular, como arroz, feijão, carne, salada, e que concentra os estabelecimentos que comercializam comida a quilo ou o famoso prato feito.

Destaca-se, ainda, a de padaria – que também inclui a venda de pratos feitos e buffet para comida por quilo, além de outros tipos de alimentos prontos para consumo. Elas se intercalam nas duas primeiras posições ao longo de todo o período analisado. Em seguida, estão lanchonetes, fast-food, pizzarias, carne, cafés e doces e japonesa.

[the_ad id="99067"]

O principal movimento percebido entre abril e setembro foi a queda do consumo de preparações à base de carnes. Em abril, este tipo de culinária ocupava a quarta posição na preferência nacional, mas chegou a setembro em sexto lugar, depois de ter passado os meses de maio a agosto na oitava posição.

Outro destaque esteve na comida japonesa, que, depois de ter ganhado duas posições, subindo do 8º lugar, em abril, para o 6º, de junho a agosto, em setembro voltou para o ponto de origem.

A comida brasileira, favorita em abril, perdeu espaço entre maio e agosto para a de padaria. Depois de quatro meses na segunda posição, recuperou a liderança em setembro, período que reflete o início da retomada das atividades das empresas em seus escritórios.

Bairros residenciais

As movimentações refletem, principalmente, modificações associadas ao momento de isolamento social, com a adoção do home office e a necessidade de buscar alternativas de restaurantes localizados nos bairros residenciais.

“Comemoramos em outubro o Dia Mundial da Alimentação, uma data de grande relevância, pois a boa nutrição é um fator fundamental para a manutenção e preservação da saúde. Ao observar o comportamento com relação às preferências alimentares do trabalhador, apresentado por esse levantamento, fica ainda mais evidente o quanto é importante discutir e reforçar esse aspecto com as pessoas”, avalia Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.

O levantamento apresenta, ainda, a distribuição das preferências no mês de setembro considerando aspectos como idade e sexo dos consumidores.

Os Estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão são os únicos que incluem o consumo de carne entre as três primeiras posições na preferência dos trabalhadores. O Centro-Oeste responde por cerca de 34% da produção nacional de gado, o que pode estar associado à preferência, especialmente considerando a facilidade de transporte do produto para os estados vizinhos. Quando consideramos o Top 10, apenas a Paraíba não traz restaurantes com foco em preparações à base de carne entre suas preferências.

Para os trabalhadores na faixa dos 30 anos, a preferência foi pela comida brasileira, seguida de padaria e lanchonetes. Entre os que possuem mais de 40 ano, o favoritismo está na padaria, seguida da comida brasileira e das preparações de lanchonetes.

Já entre o público mais jovem, de trabalhadores com até 29 anos, o fast-food desponta em primeiro lugar, seguido por lanchonetes e comida brasileira.

“A preferência por comidas menos saudáveis pelos trabalhadores mais jovens é uma constatação do levantamento e demanda uma atenção e acompanhamento para esse tema. É preciso orientar continuamente e estimular a adoção de uma alimentação rica em nutrientes, pois uma boa rotina, no que diz respeito à refeição, é fundamental para a melhora de indicadores pessoais e coletivos de saúde e longevidade”, ressalta Gomes.

Imagem: Bigstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Consumidores buscam cada vez marcas com causa e propósito, diz Marcos Gouvêa

Próxima Postagem

Natal do JK Iguatemi tem cartinha pelo Instagram e realidade aumentada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Natal do JK Iguatemi tem cartinha pelo Instagram e realidade aumentada

Natal do JK Iguatemi tem cartinha pelo Instagram e realidade aumentada

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.