Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Redação de Redação
19 de novembro de 2020
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro
[the_ad id="169690"]

O consumo em restaurantes registrou queda de 23,2% no valor total gasto, acompanhado por uma retração de 44% no volume de transações realizadas com benefício refeição, em comparação a outubro de 2019. É o que mostram os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo.

[the_ad id="138406"]

Os índices foram calculados com base nas transações diárias realizadas, em outubro de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional. O número de estabelecimentos comerciais que efetuaram transações em outubro de 2020 foi apenas 2,1% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019.

Em um contexto de reabertura e flexibilização do horário de operação de restaurantes e outros estabelecimentos, os últimos resultados reforçam a queda contínua do impacto sobre o valor consumido nesses locais desde o início da pandemia de Covid-19. Exemplo desse progresso pode ser constatado na evolução do valor consumido desde o início da pandemia em relação ao mesmo mês de 2019: -49,8% (abril), -39,3% (maio), -33,8% (junho), -28,1% (julho), -26,8% (agosto) e -25,8% (setembro) e -23,2% (outubro).

“A cada mês, percebemos um cenário mais positivo para os estabelecimentos comerciais nos três aspectos: valor gasto, número de transações e quantidade de estabelecimentos comerciais que registraram transações. Acreditamos que a retomada dos hábitos de consumo tende a ser ainda maior nos próximos meses, principalmente com a chegada das comemorações de fim de ano”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Consumo nos supermercados

Já o consumo em supermercados teve um aumento de 5,9% no valor total gasto no mês, em comparação a outubro de 2019. Foi notado, ainda, um crescimento no número de estabelecimentos que realizaram transações utilizando como meio de pagamento o benefício alimentação no período (+1,1%). Por outro lado, os dados de outubro de 2020 ainda sustentam uma queda de 10,2% no volume de transações realizadas, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo os pesquisadores da Fipe, os resultados evidenciam que o último mês apresentou uma melhora significativa do consumo no segmento de supermercados em relação ao mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a análise dos indicadores revela também que o volume de transações ainda não retomou os patamares observados no período pré-pandemia – comportamento provavelmente relacionado à concentração dos gastos em um número menor de transações.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) focam na evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

Interiorização da pandemia

Em termos regionais, a análise dos resultados do estudo revela que os efeitos da pandemia continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre as unidades federativas, refletindo a descentralização e as diferenças temporais entre os processos de fechamento e abertura das economias locais, bem como a interiorização da pandemia.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas negativamente em outubro foram a Sudeste (-23,6%) e Sul (-23,5%), contrastando com os menores impactos observados nas regiões Norte (-16,4%) e Nordeste (-20,2%). Já o consumo na região Centro-Oeste ocupou posição intermediária no ranking, com variação de -21,5%.

Individualmente, as unidades federativas que registraram os maiores impactos negativos no valor gasto em restaurantes foram: Piauí* (-37,5%), Pará (-28,3%), Rio de Janeiro (-28%), Rio Grande do Sul (-26,3%) e Bahia (-26,2%), contrapondo-se àquelas que apresentaram crescimento ou menor redução no consumo: Amapá* (+10,9%), Rondônia* (+10,9%), Acre* (-0,2%), Mato Grosso do Sul (-6,8%) e Roraima* (-6,9%). Em respeito ao consumo em outras unidades federativas importantes, vale mencionar: São Paulo (-22,3%), Minas Gerais (-25,7%) Distrito Federal (-26,0%) e Paraná (-25,2%).

Imagem: Reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Confiança do empresário do comércio sobe 4,1% em novembro, diz CNC

Próxima Postagem

Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

Seleções Brasileiras de futebol têm contrato de patrocínio renovado com a Mastercard

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.