Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Integração no varejo fortalece micros e pequenos empresários

A integração do pequeno varejo foi tema de debate no Latam Retail Show

Redação de Redação
19 de setembro de 2025
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A integração no varejo transforma o complexo em simplicidade e eficiência para o micro e pequeno empresário. Ajudá-lo a reformular seu processo estrutural e de venda e fortalecê-lo é mais do que uma questão estratégica e comercial, mas principalmente social. Como ajudar esses pequenos negociantes para que alcancem o sucesso foi o tema do painel “Mercês: o poder da integração no varejo e consumo”, durante a 10ª edição da Latam Retail Show 2025 sponsored by IBM, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A apresentação teve a participação do diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa; do sócio-diretor da Gouvêa Consulting, Jean Paul Rebetez; do head of business da Sensei, Gilmario Cavalcante; da CEO da TroianoBranding, Cecília Troiano; da fundadora e managing director e CEO da Compra Agora, Thaise Hagge; da CEO da Juntos Somos +, Juliana Carsoni; e do sócio-fundador do Estúdio Jacarandá, Renato Diniz.

“O proprietário de uma mercearia de bairro hoje, por exemplo, sente-se completamente isolado, tem equipe super enxuta e concentra em si a maior parte do peso do negócio”, diz Cecília, que fez uma pesquisa com 120 pequenos varejistas para entender seus desafios e oportunidades. Segundo ela, 61% não têm nenhum controle automatizado de suas operações e 77% consideram como seu maior desafio a questão financeira.

“Precisamos, juntos, dar oportunidades para que eles se desenvolvam e se mantenham relevantes”, reforça Marcos Gouvêa. Pensando nisso, contou que a Gouvêa Ecosystem lançou um projeto para apoiar mais de 450 mil pequenas mercearias de bairro pelo Brasil. A iniciativa busca apoiar os comerciantes na adaptação às mudanças do setor, no crescimento dos negócios e na permanência no mercado, diante de desafios que envolvem operação, processamento, abastecimento e acesso ao crédito.

Integração é o nome do jogo

A Juntos Somos +tem apoiado micros e pequenos empreendedores da construção civil, um setor descrito pela CEO Juliana como “pouco informatizado e fragmentado”.

O movimento de fortalecimento desses negócios também passa pela transformação dos pontos de venda. No campo do design e da arquitetura, Diniz, do Estúdio Jacarandá, tem trabalhado na renovação de espaços comerciais, renovando o layout de lojas muitas vezes descritas como “caóticas, desordenadas e desorganizadas”.

Na ponta da cadeia de abastecimento, a plataforma Compra Agora atua para aproximar diferentes elos. “Ajudamos a conectar a indústria e o distribuidor com o varejista”, afirma Thaise.

A integração aparece como prioridade para todos os setores envolvidos. “Integração é o nome do jogo”, destaca Rebetez, da Gouvêa. Opinião compartilhada por Cavalcante, do Grupo Martins, que aposta em treinamento de empresários, suporte em marketing, monetização dos pontos de venda e redução de custos. Para ele, qualquer transformação precisa respeitar a essência dos pequenos negócios: “É preciso entender a realidade dessas pessoas que aprendem tudo intuitivamente e fazer as mudanças com respeito, mantendo a alma do negócio.”

Reportagem: Dahpne Kopelman.
Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

FedEx supera em lucro e na receita no 1º trimestre fiscal de 2026; ação sobe 5%

Próxima Postagem

Banco Master enfrenta protesto do sindicato de bancários após cortes de funcionários

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Banco Master enfrenta protesto do sindicato de bancários após cortes de funcionários

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile