Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Nvidia ultrapassa Microsoft e se torna a empresa mais valiosa do mundo, com US$ 3,3 trilhões

Empresa se tornou a principal fornecedora dos processadores utilizados na corrida da Inteligência Artificial

Redação de Redação
19 de junho de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Nvidia ultrapassa Microsoft e se torna a empresa mais valiosa do mundo, com US$ 3,3 trilhões

A Nvidia, que se tornou a principal fornecedora dos processadores utilizados na corrida da Inteligência Artificial (IA), ultrapassou a Microsoft e se tornou a companhia de capital aberto mais valiosa do mundo nesta terça-feira, 18. A companhia de chips chegou a um pico de US$ 3,336 trilhões de avaliação de mercado, com os papeis sendo vendidos a US$ 136,60 na Bolsa de Nova York, alta de mais de 3% no dia, adicionando mais de US$ 103 bilhões ao valuation.

O marco vem em meio a uma ascensão meteórica da Nvidia nos últimos meses, com valorização de 170% somente em 2024. No início deste mês, a companhia ultrapassou a Apple e se tornou a segunda empresa com maior avaliação de mercado, estreando no clube das firmas de mais US$ 3 trilhões. Em fevereiro, atingiu os US$ 2 trilhões em valuation pela primeira vez. O primeiro trilhão veio em maio de 2023.

Investidores estão empolgados com os esforços da Nvidia, fundada em 1991 pelo empresário Jensen Huang, hoje presidente executivo da firma, em se tornar a principal fornecedora dos processadores utilizados para treinar modelos de Inteligência Artificial. Até poucos anos, a companhia era conhecida por ser a melhor fornecedora de chips e placas de vídeo para o mercado de games, por exemplo.

Os chips, que inicialmente eram unidades de processamento gráfico (GPUs), têm grande performance para processamento de modelos de IA. Eles costumavam ser usados apenas em games e em outras tarefas de processamento de vídeo, mas, nos últimos anos, se tornaram o “cérebro” dos centros de dados e supercomputadores que se dedicam a rodar os poderosos modelos inteligentes das companhias do mercado. Atualmente, a Nvidida fornece esses processadores para nomes como OpenAI, Google, Amazon e Meta, entre outros, e detém participação de 80% do mercado.

Os números da empresa vêm refletindo essa domínio. Em maio passado, a Nvidia apresentou o balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido aumentou mais de sete vezes em comparação com igual período de 2023, saltando para US$ 14,88 bilhões de janeiro a março deste ano – no ano passado, esse número era de US$ 2,04 bilhões. Já a receita mais do que triplicou, subindo para US$ 26,04 bilhões, ante US$ 7,19 bilhões no ano anterior. Após o balanço, a empresa ganhou US$ 220 bilhões em valor de mercado, passando a valer então US$ 2,55 trilhões.

Para os próximos anos, a Nvidia assegurou que deve aumentar a produção dos chips para atender à demanda do mercado, bem como lançar modelos mais avançados para acelerar as pesquisas em Inteligência Artificial. Hoje, o principal produto da Nvidia são os chips H100, vendidos por mais de US$ 30 mil.

Já a Microsoft é avaliada em US$ 3,325 trilhões, com baixa de 0,2% no dia – a companhia fundada por Bill Gates é parceira estratégica da OpenAI, dona do ChatGPT, e também vem surfando na onda da Inteligência Artificial. A Apple, em terceira posição, está com US$ 3,278 trilhões, queda de 1,3% no dia.

Abaixo dessas três companhias, o clube das empresas trilionárias conta também com Alphabet (dona do Google), Amazon e Meta, avaliadas em US$ 2,198 trilhões, US$ 1,915 trilhão e US$ 1,285 trilhão, respectivamente.

Com informações de Estadão Conteúdo (Guilherme Guerra).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Sadia faz 80 anos e busca se aproximar de público jovem com novos produtos

Próxima Postagem

Brasileiros trabalharam até o dia 28 de maio apenas para pagar impostos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Brasileiros trabalharam até o dia 28 de maio apenas para pagar impostos

Brasileiros trabalharam até o dia 28 de maio apenas para pagar impostos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.