Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Pequenas empresas e grandes redes investem em opções veganas

Redação de Redação
19 de abril de 2019
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

As preparações veganas, sem qualquer ingrediente de origem animal, vêm conquistando adeptos e se tornando cada vez mais uma realidade de mercado.

[the_ad id="138406"]

Nos últimos dias, a Nestlé, maior empresa alimentícia do mundo, também aderiu à tendência de reduzir o consumo de carne e anunciou o lançamento de um hambúrguer vegano na Europa e nos Estados Unidos.

A novidade veio poucos dias depois do Burger King também lançar a versão vegana de seu hambúrguer. O mercado brasileiro não ficou para trás.

Na semana passada, o empresário Marcos Leta, que criou a marca Do Bem, anunciou o Futuro Burger -um hambúrguer totalmente vegetal que leva proteína de ervilha, proteína isolada de soja e de grão-de-bico e beterraba para imitar a cor e o sangue da carne animal.

Uma pesquisa do Google Trends, braço de análises do Google, mostra que as buscas pelo termo “veganismo” cresceram 1.000% nos últimos quatro anos no Brasil.

Nunca se falou tanto a respeito. Levantamento da consultoria americana projeta em US$ 6,4 bilhões o faturamento mundial de produtos que embutem vegetais sucedâneos da carne em 2023 ante atuais US$ 4,3 bilhões.

Embora há algum tempo um grupo de empresários esteja realizando um verdadeiro trabalho de formiguinha para ampliar as opções sem origem animal, as multinacionais de alimentos começam a dar alguns passos em direção a um mercado com menos produção e consumo de proteína animal.

O americano Pat Brown, professor de bioquímica de Standford, tem papel fundamental nessa mudança. Em 2011, ele lançou a Impossible Foods, startup que revolucionou o mercado vegano ao descobrir que a heme, uma molécula de proteína que contém ferro e está presente em plantas e animais, é o ingrediente que dá à carne o seu aroma, sabor e textura.

Em 2016, a startup lançou um hambúrguer feito de proteínas de trigo e batata, óleo de coco e heme –uma combinação que faz a preparação “sangrar” como se fosse feita de carne de verdade.

Nos últimos anos, Brown captou mais de U$ 475 milhões para a Impossible Foods e lançou outras versões melhoradas da receita. Agora, trabalha em uma parceria com o Burger King para alimentar a crescente população vegetariana também nas redes de fast food da marca.

As receitas serão testadas ao longo do ano na região de St. Louis, no estado de Missouri – o coração do churrasco e da carne nos Estados Unidos. No Brasil, os restaurantes do Burger King já oferecem uma opção vegetariana, o Veggie Burger, um empanado feito de batata, cogumelos e queijo.

Há dois anos, na região de Perdizes, o açougue No Bones vende produtos seguindo a linha do veganismo.

São preparações em formato de linguiças, costelinhas, coxinhas e bifes. De longe, podem até parecer peças comuns, dessas que encontramos refrigeradas em qualquer supermercado, mas é tudo sem carne.

Proprietária do negócio, Marcella Izzo sentiu na pele as dificuldades de um vegano na hora de fazer compras.

“Quase tudo era feito à base de soja, pouco criativo e muito caro”, diz.

Depois de criar receitas mais variadas que agradavam quem provava, ela decidiu tornar seu aprendizado em algo comercial. Inspirou-se em outros negócios que também seguem um estilo de vida sem a exploração animal.

Decidiu-se por um açougue, onde fosse possível comprar congelados de “carne” com formato similar ao de cortes originais, como, picanha. São costelinhas (uma mistura de cogumelos), hambúrgueres (feitos com lentilha e grão-de-bico), espetinhos (de soja), linguiças (à base de feijão), salsichas (de tomate seco) e por aí vai.

Para materializar o projeto, Marcella e seu marido se mudaram do apartamento onde moravam para uma casa em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Dessa forma, economizaram o valor do aluguel e ainda podiam monitorar tudo de perto.

Foram quatro meses para montar a loja na garagem do imóvel, que tem mesas, refrigeradores e prateleiras distribuídas em uma área de 28 metros quadrados. Tudo montado com as economias do próprio casal, cerca de R$ 60 mil.

A ideia de Marcella era trabalhar na loja de terça a sexta-feira, e entre um cliente e outro ainda tocar alguns projetos da sua área de formação, a arquitetura. Aos finais de semana, o negócio permaneceria fechado.

Mas, a abertura da loja surpreendeu. Em menos de duas horas, foram vendidos todos os dois mil itens preparados para a inauguração e ela e o marido precisaram fechar as portas. Marcella passou as horas seguintes na cozinha, refazendo todo o estoque da loja. Em um mês, todo o aporte feito no negócio foi recuperado.

Fonte: Diário do Comércio

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Hershey’s realiza promoção com experiência em realidade aumentada

Próxima Postagem

Varejista canadense Metro faz parceria com Uber Eats

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejista canadense Metro faz parceria com Uber Eats

Varejista canadense Metro faz parceria com Uber Eats

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.