Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Franquias

Número de franquias coloca Campinas entre as 10 mais bem-sucedidas no Brasil

Redação de Redação
19 de abril de 2017
no Franquias, Logística, Mercado&Consumo, Notícias, Pontos comerciais, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Investir em franquias em Campinas (SP) tem sido um caminho para sair da crise ou mudar de carreira. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), Campinas é a única entre as dez cidades que possuem mais unidades de franquias no país que não é uma capital.

[the_ad id="138406"]

O levantamento, feito em 2016, mostra o município campineiro em 7º lugar nesse ranking, com índice de participação de 1,6% na distribuição de unidades de franquias [lojas] no Brasil. A cidade concentra um total de 1.301 unidades.
“O mercado do interior, em especial do interior de São Paulo, é extremamente rico e promissor. […] Existem estudos que os negócios independentes que abrem, fecham em menos de cinco anos. E franquias, que já têm estrutura, que estão mais bem formatados, duram muito mais”, ressalta o diretor regional da ABF, Ricardo José Alves em entrevista concedida à EPTV, afiliada da Tv Globo.

Campinas sobrevive à crise

De acordo com o levantamento, Campinas manteve, em 2015 e 2016, o índice de participação de 1,6% na distribuição de unidades pelo Brasil. Considerando os dois anos, a cidade superou o desempenho de Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE), que tiveram queda nesse índice.

Aliás, todas as seis cidades acima da metrópole campineira no ranking – na ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília (DF), Belo Horizonte, Curitiba (PR) e Salvador (BA) – também registraram queda em relação aos dois anos. Campinas foi a única das 10 que conseguiu manter o desempenho, apesar da grave crise na economia e política brasileiras.

Considerando números absolutos, de 2015 para 2016, Campinas passou de 366 redes de franquia [marcas franqueadoras] para 362. No entanto, registrou aumento de 3% no número de unidades. Cresceu de 1.263 para 1.301.

Onde investir?

Cinco segmentos de negócios se destacam em Campinas atualmente quando se trata de franquias. Em primeiro lugar, alimentação concentra 40% das unidades da cidade, segundo o balanço da ABF de 2016.

Em seguida, o segmento saúde, beleza e bem-estar aparece com 14% de participação. Bem perto, com 13%, estão as franquias de moda. Serviços educacionais têm 9% de participação e casa e construção, 5%.

Brasil bem colocado

No Brasil, ao todo, são 142.593 unidades de franquias e o país é o quarto em número de redes de franquia. Com 3.039 redes em operação, fica atrás apenas da China, Coréia do Sul e EUA, segundo o balanço de 2016 da ABF.

Os segmentos que tiveram mais crescimento no país, entre 2015 e 2016, são: saúde, beleza e bem-estar (15,5%); serviços automotivos (11,6%); moda (10,4%); e alimentação (8,8%).

Busca por negócio seguro

Alves destaca que investir em uma franquia garante ao empreendedor uma segurança pois o produto escolhido se enquadra em um padrão e o investimento é mais garantido. Principalmente se se tratar de um profissional com dificuldade para se inserir no mercado.

“Pessoas principalmente que já estão em uma idade um pouco mais avançada, que ficam com o mercado de trabalho mais fechado, mais difícil de conseguir uma recolocação, ela começa a enxergar o mercado de franquias como uma opção de negócio, e um negócio menos arriscado”.

Fonte: G1

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Loja das Torcidas busca a abertura de sete unidades no Sudeste

Próxima Postagem

Alta na indústria e varejo direciona expansão da China no 1º tri

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Alta na indústria e varejo direciona expansão da China no 1º tri

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.