Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Índice compara maturidade do varejo global

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2015
no Artigos, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

A GS&MD apresentou no NRF Big Show o GRMI – Global Retail Maturity Index, indicador cujo principal objetivo é comparar o nível de maturidade do varejo em diferentes países e acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Buscando algumas definições no dicionário Aurélio, para contextualizar a palavra maturidade na sua essência, encontramos: estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento; e momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento.

Portanto, para qualificar o Índice de Maturidade do Varejo, buscamos uma somatória de fatores e/ou indicadores para podermos ponderar os aspectos mercadológicos de varejo de um país em um determinado período e identificar qual é o seu estágio atual.

É importante ressaltar, que o primeiro GRMI foi lançado em 2006, com atualização em 2008, e agora está sendo relançado com a mudança de algumas variáveis.

Os fatores determinantes para o GRMI, e que estão listados abaixo podem ser viabilizadores, demandados pelo varejo ou até mesmo são consequências de um varejo maduro:

– Consumidores mais educados e maduros, informados e com acesso à internet;

– Maior oferta de serviços e soluções agregadas aos produtos;

– Maior participação nas vendas de não alimentos;

– Maior participação de varejistas globais com as melhores e mais modernas prática de varejo;

– Maior concentração entre os cinco maiores players em cada segmento.

Ranking dos países com maior maturidade

Os Estados Unidos lideram o ranking dos países mais maduros, ocupando sempre as primeiras posições nas diversas variáveis, e lidera como o país que possui o maior tamanho de mercado do varejo. Já a França com seus 82,2% se destaca como maior participação do faturamento dos players globais no país em 2013, seguido pela Suíça com 71,5%.

O país que possui a maior concentração entre os cincos maiores varejistas é a Austrália que apontou em 2013 o resultado de 86,4%.

Apesar de o Brasil ocupar a 21ª posição, podemos destacar sua evolução nos últimos anos, se retrocedermos o indicador para 2010. O país obteve uma variação de 14,2 pontos, principalmente pelo aumento do tamanho de mercado, decorrência do crescimento do varejo nos últimos anos sempre acima do PIB. Outro fator foi o aumento da participação de faturamento dos players globais.

Por Rodrigo Prates é gerente de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Para saber mais:

Confira abaixo reportagem completa com Marcos Gouvêa de Souza, durante o NRF Big Show 2015, para a TV Mercado & Consumo.

Postagem anterior

É o pior e ainda vai piorar

Próxima Postagem

Reflexões caóticas de um ano bom

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Reflexões caóticas de um ano bom

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile