Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Porque o bom ponto comercial pode ser fundamental em momentos de crise

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de janeiro de 2017
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

O momento é agora. Com as ofertas de pontos comerciais em ruas e nos shopping centers brasileiros, que tal rever as localizações atuais das suas lojas? Lembra-se daquele ponto comercial que você tanto queria instalar a sua loja, a sua escola, o seu restaurante? Na época não conseguiu locá-lo pois o valor do aluguel ou das luvas estavam altos demais e não fechavam a conta da operação. Ou também porque você demorou alguns dias a mais para a tomada de decisão e quando ligou para o corretor de imóveis, soube que a loja foi locada no dia anterior… eram outros momentos…

Bom, talvez este imóvel agora esteja vago.  E talvez numa condição mais favorável. Então, porque não repensar agora em mudar esta loja de lugar? Até porque na ocasião, a decisão teve de ser tomada considerando a 2ª ou a 3ª opção em termos de localização e aí, as vendas acabaram sendo abaixo do previsto, considerando o potencial de vendas daquela rua, bairro ou cidade.

Isto porque no comércio, a localização de uma loja pode ditar o resultado das vendas. Muitas vezes uma loja mal localizada demanda  um esforço adicional em marketing e divulgação, além de uma atenção diferenciada da direção da empresa. Ao contrário daquela que está no “burburinho” e que só dá alegrias. As vendas superaram mês a mês.

É fato que a vacância tem aumentado, agravada pela crise econômica, e muitos varejistas estão enfrentando sérios problemas financeiros. Segmentos inteiros têm sido afetados, como moda, eletroeletrônicos, automotivos, móveis e decoração, livrarias… já notaram a quantidade de agencias bancárias fechadas? Bom, na crise, é também o momento de racionalizar a quantidade de lojas. Faz sentido manter 2 lojas próximas uma da outra? Em outros momentos, talvez sim, mas com as vendas em baixa, não, sobretudo se os custos estiverem altos. É o momento de repensar as operações deficitárias.

Mas ao mesmo tempo, existem segmentos em franca expansão. Farmácias e drogarias, mercados de vizinhança, laboratórios clínicos, fast foods e óticas são alguns que estão crescendo e se beneficiando justamente por conta da crise. Sim, este também é o momento de ocupar novas áreas e crescer.  Se sua empresa tem caixa para expandir, as oportunidades e as condições negociais são favoráveis. Talvez seja o momento de crescer num momento que o seu maior concorrente se retrai e daí a oportunidade de conquistar mercados antes intransponíveis. Pode ser a hora de virar a mesa no mercado que você atua.

Portanto, se àquele imóvel que você tanto desejou agora está vago, vá atrás dele. Lembre-se que havendo um bom ponto comercial disponível, sempre haverá alguém de olho. Não deixe passa-lo pela segunda vez.

Marcos Hirai (marcos.hirai@gsbgh.com.br), sócio-diretor da  GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

10 carreiras promissoras para 2017

Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Maioria das franquias de até R$ 55 mil garantem retorno do investimento em um ano e meio

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.