Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Varejo cresce 3,93% em 2024, mas Ibevar vê expansão sustentável como instável

Dos 42 segmentos, considerando o histórico de vendas, registra-se um patamar alto das intenções de compra para apenas 6

Redação de Redação
18 de outubro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo cresce 3,93% em 2024, mas Ibevar vê expansão sustentável como instável

As projeções econométricas do Ibevar – FIA Business School para o varejo mostram um aumento de 3,84% no quarto trimestre de 2024 em relação ao mesmo trimestre de 2023 e de estabilidade, em relação ao terceiro trimestre de 2024. Para os doze meses de 2024, projeta-se, neste momento, um aumento de 3,93%.

Consta-se, portanto, uma recuperação das vendas nos segmentos monitorados pelo IBGE. Entretanto, os dados provenientes das redes sociais relativizam esses números. Ou seja, incluindo um conjunto de serviços pode-se ter uma visão menos promissora do volume de negócios.

Dos 42 segmentos, considerando o histórico de vendas, registra-se um patamar alto das intenções de compra para apenas 6 segmentos. A maioria posiciona-se em um nível baixo (52,4%). Além disso, para 31 segmentos, representando quase 74% do total, observa-se redução do volume comercializado para o próximo trimestre.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, esse resultado é consistente com as projeções econométricas para o último trimestre do ano, com estabilidade em relação ao terceiro de 2024, porém, com viés de baixa, considerando uma visão do varejo devidamente ampliada.

“Portanto, em que pese o resultado positivo para o ano, segundo as projeções fundamentadas nas séries fornecidas pelo IBGE, pode-se afirmar que a evolução do varejo é instável, isto é, não se identifica, por enquanto, um crescimento sustentável das vendas ao consumidor final”, observa Felisoni.

Sobre o estudo

Trimestralmente o Ibevar – FIA divulga estudos amplos sobre as disposições de compra considerando dados do IBGE e levantamentos realizados nas redes sociais. A utilização de duas bases diferentes permite que se faça uma análise das tendências de consumo considerando perspectivas distintas. Ou seja, os dados secundários estão organizados de acordo com uma classificação pré-estabelecida pelo IBGE (a priori).

Por outro lado, a classificação obtida com os dados colhidos nas redes sociais advém da própria manifestação dos indivíduos (a posteriori). Deve-se acrescentar que a avaliação direta a partir das redes sociais permite que se examinem às disposições de consumo também de outros segmentos do varejo não contemplados pelas estatísticas do IBGE, tipicamente diversos serviços que são também operações varejistas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Regras do Pix ficam mais rígidas a partir de 1º de novembro para garantir mais segurança

Próxima Postagem

Fraudes no e-commerce aumentam 40% no 1º semestre, revela pesquisa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
fraudes

Fraudes no e-commerce aumentam 40% no 1º semestre, revela pesquisa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.