Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Telefônica investiu R$ 530 bi em 25 anos no Brasil; para CEO, pico dos aportes já passou

A Telefônica tem, hoje, 98 milhões de clientes de telefonia e internet móveis

Redação de Redação
18 de outubro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Telefônica anuncia compra de R$ 25 milhões em ações da Conexa pelo Vivo Ventures

A Telefônica Brasil (dona da marca Vivo) contabilizou R$ 530 bilhões em investimentos na construção de redes de telefonia, internet móvel e banda larga, leilões de frequências, além de aquisições de concorrentes, como a Oi Móvel mais recentemente e a GVT anos atrás. O balanço fez parte da comemoração dos seus 25 anos de listagem na Bolsa de Valores. Quando a empresa multinacional espanhola desembarcou no Brasil, em 1998, por meio da compra da Telesp, uma linha de telefone custava cerca de US$ 5 mil.

“Se alguém duvida da eficácia do setor privado no mercado nacional, basta olhar o exemplo da telefonia. Antes da privatização, era um serviço de elite. Era preciso até declarar no imposto de renda. Tinha gente que até alugava”, afirmou o presidente da Telefônica Brasil, Christian Gebara, durante cerimônia realizada na B3, centro da capital paulista. “Houve uma grande democratização desse bem essencial à população por meio de uma série de investimentos das empresas do setor”, emendou.

A Telefônica tem, hoje, 98 milhões de clientes de telefonia e internet móveis, um salto em comparação com os 17 milhões de 2003, ano de surgimento da Vivo (até então, uma joint venture com a Portugal Telecom). O grupo também tem hoje 1,8 mil lojas físicas, uma rede comparável à das maiores varejistas do País, citou Gebara. Além disso, são 1,7 milhão de investidores, o que coloca a tele entre as companhias da B3 que mais atraem pessoas físicas.

Na parte operacional, a Telefônica iniciou suas atividades, em 1998, oferecendo apenas o serviço de telefonia fixa no Estado de São Paulo. Mas com o passar dos anos, as chamadas de voz caíram em desuso, passando a representar apenas 6% do faturamento do grupo. “Hoje esse é um serviço menos relevante para o nosso negócio”, disse, já em entrevista coletiva à imprensa.

A maior parte da receita vem dos planos de internet móvel e fixa, bem como da criação de um portfólio variado de serviços a empresas e pessoas – que vão de tecnologia da informação e conectividade até parcerias com outras empresas para oferta de serviços financeiros, de saúde, educação e entretenimento. “É uma nova maneira de enxergar o negócio que vai além do tradicional, que é investir em rede, conectar cliente e cobrar pela conexão. Isso continua sendo vital para nosso crescimento, mas se somam a isso outros serviços e à visão de um futuro dentro de um ecossistema digital”, afirmou.

Pico do investimento

Na visão do presidente da Telefônica Brasil, o auge do investimento tradicional em infraestrutura já passou. Como exemplo, ele menciona o mercado de banda larga. A Telefônica fez uma cisão da sua rede de fibra ótica, que passou a integrar uma nova empresa – a Fibrasil, que tem como sócio o fundo de pensão canadense CDQP. A partir daí, a Telefônica passou a se concentrar na prestação do serviço de banda larga e não mais no investimento nas construções das redes de fibra ótica.

Gebara disse que a Fibrasil tem uma cobertura que abrange 24,7 milhões de domicílios e planos de atingir 29 milhões até o ano que vem. “A partir daí, existem alternativas: construo, compro ou uso. Existem outras redes de fibra”, explicou.

O executivo afirmou que a companhia está sempre olhando os ativos à venda, mas que até agora não encontrou nada que se encaixe no perfil buscado. É preciso considerar se há sobreposição das redes, qualidade dentro dos padrões e se o valor pedido é mais vantajoso do que a construção por conta própria ou locação de redes de terceiros. Não é uma fórmula fácil e até agora não encontramos nenhum ativo. Mas estamos sempre olhando”.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Mercado Livre espera crescimento de 2 dígitos com Black Friday

Próxima Postagem

Startups Prospera e Greener se unem para criar plataforma de benefícios sustentáveis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Startups Prospera e Greener se unem para criar plataforma de benefícios sustentáveis

Startups Prospera e Greener se unem para criar plataforma de benefícios sustentáveis

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.