O segmento de materiais de construção vem apresentando alta. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento das indústrias do setor cresceu 0,5% em junho, em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho de 2024, a alta foi de 1,1%.
A situação atual do setor no varejo foi tema do painel “A Nova Fronteira da Diferenciação: Serviços, Soluções e Jornada do Omniconsumidor”, realizado no 1º Fórum MatCon, durante o Latam Retail Show 2025, sponsored by IBM. O encontro contou com a presença de Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin; Romael Soso, CEO da Operação Varejo e VP Corporativo do Grupo Portobello; Daniel Scandian, CEO e fundador da MadeiraMadeira; e teve mediação de Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting.
Os executivos destacaram as iniciativas das empresas com foco em inovação e na melhoria da experiência do cliente, por meio da ampliação de serviços e do fortalecimento da jornada omnicanal. Dados da Opinion Box, apresentados por Flávia, indicam que 90% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam atendimento integrado em todos os canais de venda.

Na Leroy Merlin, o GMV (Volume Bruto de Mercadoria) no Brasil cresceu mais de 100%, com um NPS de 84 — o maior da rede em nível global. A companhia também já realizou cerca de 2 milhões de instalações.
A Portobello Shop vem colhendo resultados com investimentos em serviços e multicanalidade. Segundo Soso, em 2025 a rede já alcançou um sell out de R$ 1,7 bilhão. Atualmente, conta com 163 operações no País e realiza, por mês, cerca de 9 mil atendimentos, 11 mil entregas CIF (custo, seguro e frete) e mil içamentos. O executivo destacou ainda que a empresa possui um NPS de 90 e que mais de 60% da força de vendas é formada por profissionais das áreas de engenharia e arquitetura.
A MadeiraMadeira também tem registrado crescimento. De acordo com Scandian, a rede recebe cerca de 30 milhões de visitas mensais em suas lojas e plataformas. Com 18 mil vendedores, 3 milhões de SKUs disponíveis e presença nos principais marketplaces, a companhia opera 16 centros de distribuição no Brasil, sendo que aproximadamente 90% das vendas ocorrem no canal online.
Até 2044, a meta da MadeiraMadeira é impactar a vida de 100 milhões de clientes com a oferta de produtos e serviços. Atualmente, esse número está em 12,5 milhões.
Imagens: Envato e Mercado&Consumo




