Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

Executivos da Azzas já diferenciam IA entre tradicional e generativa nas estratégias internas

As aplicações variam desde o processo criativo até soluções para a cadeia de suprimento e abastecimento

Redação de Redação
18 de setembro de 2024
no Inovação, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Executivos da Azzas já diferenciam IA entre tradicional e generativa nas estratégias internas
[the_ad id="169690"]

A tecnologia avança tão rapidamente que, neste bate-papo com Alisson Calgarotto e Murilo Jovtei, ambos do Grupo Azzas 2154, no Latam Retail Show 2024, os executivos já diferenciam a Inteligência Artificial (IA) entre tradicional e generativa. Estreando o estúdio da Mercado&Consumo na área expositiva do principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, Calgarotto e Jovtei exemplificam alguns usos da tecnologia na Arezzo&Co e no Soma.

[the_ad id="138406"]

Segundo Jovtei, diretor de Dados e Omnicanalidade (BU calçados e bolsas) do Grupo Azzas 2154, conta que, na Arezzo&Co, o time de estilo utiliza a IA generativa em todo processo criativo até a produção da peça, seja para ter insights, ideias, seja para construir e materializar o novo produto. Outra aplicação é na cadeia de abastecimento e suprimento da rede de lojas da marca. Por meio da IA tradicional, a companhia tem dados sobre itens atemporais e da coleção central mais ou menos interessantes para a base de clientes. Com a tecnologia implementada há 2 anos, a Arezzo consegue fazer recomendação de compras para os seus franqueados e, assim, apoiar os lojistas para que sejam mais assertivos nas vendas ao consumidor final.

Para o executivo, a diferença entre o antes e depois da implementação da IA na cadeia de suprimentos está tanto na velocidade com que a empresa pode fazer a análise para reabastecimento quanto na profundidade. “A gente sempre fez esse trabalho de abastecimento, de planejamento”, comenta Jovtei. Porém, a utilização da IA permitiu aos times que operam o setor chegar ao nível do SKU, do item, da numeração, da cor, algo que não havia no passado da companhia.

Alisson Calgarotto, diretor de Tecnologia, Inovação (BU vestuário feminino) do Grupo Azzas 2154, comenta que a jornada de uso da IA começou por entre 2016 e 2017. Segundo ele, a inclusão da ferramenta no processo criativo da Farm Rio, especificamente, começou a busca da solução para perguntas sobre como definir um bom sortimento de loja, quantas peças devem ser produzidas e levadas para as lojas.

Para a criação de novos produtos, a Farm testa algumas ideias. São produzidas 300 referências diferentes, que são fotografadas e distribuídas para unidades de todo Brasil para que os varejistas avaliem e, posteriormente, com o uso de IA tradicional, sejam definidas as peças com maior potencial de venda que irão compor uma nova coleção.

Por outro lado, a IA generativa tem auxiliado no processo criativo em relação à coloração das roupas e à estamparia. A tecnologia ajuda, por exemplo, na escolha desses quesitos que têm maior probabilidade de cair no gosto dos clientes da Farm. “A gente entrou com IA generativa dentro desse processo de entender qual a estampa e quais as cores que poderiam performar melhor”, revela Calgarotto.

Durante a entrevista concedida à Aiana Freitas, editora-executiva da Mercado&Consumo, os executivos ainda falaram sobre como a IA aprimora a experiente do cliente e como os clientes podem perceber a tecnologia na jornada de compra.

Para assistir a entrevista completa, acesse o vídeo abaixo:

Latam Retail Show 2024

O Latam Retail Show é o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.

Imagem: Reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Lançamento de produtos de marca própria do Carrefour e Sam’s é decidido com base em dados

Próxima Postagem

Nove em cada 10 médias e grandes indústrias do País adotam alguma prática ambiental

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nove em cada 10 médias e grandes indústrias do País adotam alguma prática ambiental

Nove em cada 10 médias e grandes indústrias do País adotam alguma prática ambiental

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.