Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Pesquisa FGV: varejo brasileiro prevê maior concentração e menor rentabilidade

Redação de Redação
18 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Para 57% dos varejistas brasileiros, a concentração de mercado no setor deverá aumentar nos próximos três anos, ao passo que a competitividade deve aumentar para 79% deles, segundo levantamento feito pela FGV com 529 executivos de varejo em todo o país.

Como consequência desse movimento, 45% dos ouvidos acreditam que a rentabilidade do segmento deverá diminuir, enquanto que, para 25%, ela pode aumentar.

Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa  um dos organizadores do levantamento, essa percepção é resultado em parte da dificuldade de pequenas e médias empresas em obter crédito, o que se acentuou durante a pandemia.

“Por mais esforço que tenha havido [por parte do governo] para liberar crédito, pequenas e médias empresas demoraram para receber os recursos e o receberam parcimoniosa, o que aumenta a vantagem de quem já era maior”, afirma ele.

A disseminação dos marketplaces de grandes varejistas, tendência que foi consolidada nos últimos meses, também pode reforçar esse efeito, visto que a informação sobre os consumidores fica consolidada com as empresas que operam as plataformas.

A percepção dos dirigentes de empresas varejistas também é de que os efeitos da crise devem permanecer pelos próximos anos: somente 32% dos entrevistados acreditam na possibilidade de que a renda do brasileiro aumente até 2023.

Apesar da discussão sobre a reforma tributária estar em andamento no Congresso, a maioria dos empresários do segmento vê como improvável a aprovação de um texto que simplifique a burocracia. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro e apresentada durante o Global Retail Show.

“Sentimos que há o temor grande [do empresariado] de que se houver uma reforma tributária antes da administrativa, vamos perenizar um estado sobrecarregado com alta carga tributária”, diz Gouvêa.

Embora preveja o aumento da competitividade, o setor acredita que haverá menor internacionalização no varejo.

“As grandes varejistas estrangeiras que não têm presença no Brasil tendem a não entrar no país agora, em meio à crise. Pelo contrário, a maior do mundo [Walmart] saiu do país. Isso pode mudar daqui a um ano porque mercado consumidor brasileiro é grande e relativamente jovem”, finalizou o empresário.

Com informações do jornal O Globo.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Personagens de desenhos da Pixar são destaque no Dia das Crianças das Americanas

Próxima Postagem

Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile