Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Pesquisa FGV: varejo brasileiro prevê maior concentração e menor rentabilidade

Redação de Redação
18 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Para 57% dos varejistas brasileiros, a concentração de mercado no setor deverá aumentar nos próximos três anos, ao passo que a competitividade deve aumentar para 79% deles, segundo levantamento feito pela FGV com 529 executivos de varejo em todo o país.

Como consequência desse movimento, 45% dos ouvidos acreditam que a rentabilidade do segmento deverá diminuir, enquanto que, para 25%, ela pode aumentar.

Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa  um dos organizadores do levantamento, essa percepção é resultado em parte da dificuldade de pequenas e médias empresas em obter crédito, o que se acentuou durante a pandemia.

“Por mais esforço que tenha havido [por parte do governo] para liberar crédito, pequenas e médias empresas demoraram para receber os recursos e o receberam parcimoniosa, o que aumenta a vantagem de quem já era maior”, afirma ele.

A disseminação dos marketplaces de grandes varejistas, tendência que foi consolidada nos últimos meses, também pode reforçar esse efeito, visto que a informação sobre os consumidores fica consolidada com as empresas que operam as plataformas.

A percepção dos dirigentes de empresas varejistas também é de que os efeitos da crise devem permanecer pelos próximos anos: somente 32% dos entrevistados acreditam na possibilidade de que a renda do brasileiro aumente até 2023.

Apesar da discussão sobre a reforma tributária estar em andamento no Congresso, a maioria dos empresários do segmento vê como improvável a aprovação de um texto que simplifique a burocracia. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro e apresentada durante o Global Retail Show.

“Sentimos que há o temor grande [do empresariado] de que se houver uma reforma tributária antes da administrativa, vamos perenizar um estado sobrecarregado com alta carga tributária”, diz Gouvêa.

Embora preveja o aumento da competitividade, o setor acredita que haverá menor internacionalização no varejo.

“As grandes varejistas estrangeiras que não têm presença no Brasil tendem a não entrar no país agora, em meio à crise. Pelo contrário, a maior do mundo [Walmart] saiu do país. Isso pode mudar daqui a um ano porque mercado consumidor brasileiro é grande e relativamente jovem”, finalizou o empresário.

Com informações do jornal O Globo.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Personagens de desenhos da Pixar são destaque no Dia das Crianças das Americanas

Próxima Postagem

Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.